terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tradicional queima de fogos terá 5,5 mil dúzias

No AMAZÔNIA:

Os fogos de artifício fazem parte de uma das mais tradiocionais e marcantes homenagens à Virgem de Nazaré. Os estivadores e arrumadores promovem as conhecidas rajadas de fogos para celebrar a grande procissão. O ato de celebração dos estivadores acontece na praça de mesmo nome, em frente à Estação das Docas. Este ano serão queimadas 3 mil dúzias de pistolas, das quais 2 mil estão reservadas para o domingo. As demais são queimadas nos dias da semana que antecedem o evento e no Círio fluvial. A magnitude da homenagem não se reflete somente na quantidade de fogos: para realizar a manifestação, são gastos R$ 80 mil, arrecadados o ano inteiro pela Chapa da Santa, a qual o estivador doa 30% do valor que recebe para a Santa, pelos festejos do dia 1º de maio, dia do trabalho, e dia 29 de junho, festa de São Sebastião, padroeiro dos estivadores. Há também a parceria com as Organizações Romulo Maiorana (ORM), que colabora na realização do show pirotécnico dos trabalhadores.
Para Raimundo Ribeiro, diretor financeiro do Sindicato dos Estivadores, organizar este tipo de homenagem fortalece a religiosidade da população. 'Com a queima dos fogos, esperamos renovar a fé não só dos estivadores, como da família paraense', ele disse. A homenagem dos estivadores acontece todos os anos desde 1947.
Já os arrumadores saúdam a Santa na escadinha do cais do porto. Para a reverência, serão cerca de 2 mil e 500 dúzias de pistolas orçadas em R$ 50 mil. A coleta é também organizada pela Chapa da Santa e parcerias com empresas, embora o sindicato afirme que a cada ano está mais díficil conseguir os recursos para o ato. O sindicato, ao buscar novos apoios, não desanima. 'Essa tradição não pode acabar, ela vai durar até quando a santa permitir', disse o tesoureiro do Sincato dos Arrumadores, Raimundo Nonato.
O Corpo de Bombeiros vai fazer um trabalho de prevenção contra acidentes originados pela manipulação dos fogos durante o Círio, mas os detalhes da ação ainda não foram divulgados.

Nenhum comentário: