segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Idosas festejam com samba

No AMAZÔNIA:

Trezentas idosas participaram ontem de uma festa na Embaixada de Samba do Império Pedreirense que começou com um grande almoço, tradição na escola há 26 anos. A comemoração se encerrou no inicio da noite com a escolha da Rainha da Terceira Idade. Concorreram 22 mulheres. Elas desfilaram com traje social, típico e de banho.
A festa lembrou o Dia da Pessoa Idosa, que transcorre hoje, foi realizada pela Associação Recreativa e Cultural Terceira Idade Pedreirense (Arctip), que reúne grupo de dança, quadrilha junina e tem a participação de toda a ala das baianas da escola, que segundo Help Luna, já não depende mais de subvenção para se manter desde que deixou de contar pontos nos desfiles de carnaval, o que ela considera absurdo.
Também participou da festa um grupo de carimbó da Vila da Barca. 'Aqui vencemos todos os preconceitos, mas gostaríamos que o poder público desse maior atenção aos idosos, não somente nesse dia, mas que fossem lembrados sempre', disse Help Luna, coordenadora do evento da associação.
A professora Gisa Torres, 67 anos, que tem três filhos, seis netos e três bisnetos, participou do concurso representando a Associação dos Idosos da Pedreira com traje de carimbó e muita energia. Ela reclamou da falta de políticas para os idosos. 'Falta mais espaço ao idoso para acabar com o preconceito, e precisamos de mais atenção a nossa saúde', afirmou.
A costureira Oneide Torres Silva, 63, e a dona de casa Raimunda Santos, 72, que tem oito filhos, reclamaram muito da falta de atenção dos governos. Terezinha de Jesus Lima Damasceno, 72, depois de 15 filhos criados, 19 netos e 17 bisnetos, garante que são as atividades de dança, aeróbica, ioga, teatro e hidroginástica que a mantêm em forma. 'É muita atividade, muita energia, faço tudo isso e sempre saio no carnaval', disse, contente, uma das principais concorrentes do concurso.

Nenhum comentário: