quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PSM da 14 passa por inspeção

No AMAZÔNIA:

O Pronto-Socorro Municipal da 14 de Março possui apenas metade do quadro de funcionários necessário para atender a demanda de pacientes, de acordo com o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa). A deficiência no número de profissionais foi constatada após uma vistoria realizada ontem de manhã no local para apurar as denúncias feitas por pacientes. Durante a inspeção, quatro representantes do sindicato perceberam ainda que o PSM da 14 precisa de uma reforma estrutural completa, além de lençóis e roupas para os pacientes e equipamentos novos, como o de endoscopia.
De um a cinco, o diretor do sindicato, Wilson Machado, disse que o hospital merece nota três. Isso porque o atendimento no PSM é regular, chegando a ser sofrível em alguns setores. O motivo é que o quadro operacional está muito aquém do necessário. Praticamente todas as equipes médicas estão incompletas. Para suprir essa necessidade, o diretor do Sindmepa sugeriu a realização de concursos públicos, contanto que haja a criação de um Plano de Carreiras e Salários para atrair o interesse de profissionais qualificados para a saúde do município.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vem tentando completar o quadro de funcionários com trabalhadores temporários ou pagamento de plantões extras e eventuais para os que já trabalham no PSM. No entanto, essa prática é condenada pelo Ministério Público. 'Por esse motivo, é preciso que concursos públicos sejam realizados urgentemente para que essa situação seja revertida, já que o hospital precisa de médicos importantes para uma unidade de emergência, como traumatologistas e clínicos', disse Wilson Machado.
Os dados coletados ontem confirmam as denúncias feitas por pacientes, por meio da imprensa. Acrescentando ainda a falta de lençóis e roupas para os pacientes. Muitos ficam em contato direto com a maca, passando frio ou até mesmo sujos. Os únicos serviços que não puderam ser avaliados foram a lavanderia e a cozinha, pois estão sendo realizados fora do hospital. No momento da inspeção, os pacientes confirmaram que estavam recebendo a alimentação diária normalmente.
A boa notícia para a população é que as obras de ampliação do PSM da 14 de Março estão sendo feitas. O prazo para o término da obra é até dezembro deste ano.
Com as informações colhidas durante a vistoria, um relatório será elaborado e encaminhado em aproximadamente uma semana para as autoridades competentes para que seja selecionado o problema do Pronto-Socorro Municipal da 14 de Março.
O Sindmepa faz vistorias periodicamente em diversos hospitais públicos e particulares. Somente este ano, a diretoria do sindicato já visitou os hospitais universitários Bettina Ferro e Barros Barreto, o hospital de Clínicas Gaspar Viana e a Unidade da Estratégia Saúde da Família Lago Azul, em Ananindeua. 'Não vamos só elaborar o relatório, mas também cobrar das autoridades que as mudanças sugeridas pelo Sindmepa sejam feitas', ressaltou Wilson Machado.

Nenhum comentário: