terça-feira, 30 de junho de 2009

Cazetta pede avaliação

No AMAZÔNIA:

O procurador da República no Pará, Ubiratan Cazetta, enviou ofício ao juiz federal Rubens Rollo requerendo que seja providenciada avaliação médica constante do ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o presidiário Paulo Guilherme Santos Castelo Branco, para que seja feito o acompanhamento de seu quadro clínico. No documento, datado do último dia 27, Cazetta também diz entender que seja mantido o tratamento normal a Castelo Branco, com o fornecimento adequado de alimentação.
Greve - Segundo seu advogado, Márcio Vinagre, o ex-superintendente do Ibama está em greve de fome deste o dia 22 deste mês. Cazetta também entende que deve ser determinada a realização, imediata, da avaliação médica anteriormente determinada, a fim de aferir se outro motivo existe que aponte para a perda das condições de sanidade de Castelo Branco, que o juiz Rubens Rollo condenou a cinco anos de prisão.
O procurador da República diz ser obrigação do Estado, além de manter o fornecimento adequado de alimentação e condições prisionais, adotar medidas de acompanhamento da condição de saúde do condenado, tanto as decorrentes da anunciada decisão de não mais se alimentar, quanto da anterior necessidade de apurar se o condenado apresenta algum fator de saúde que influencie na sua condição prisional.
Por isso, o Ministério Público Federal, por intermédio de Cazetta, enviou o documento ao juiz federal, uma vez que tomou conhecimento da greve de fome do ex-titular do Ibama.
A defesa de Castelo Branco informou que, em ofício encaminhado ao juiz federal, o delegado regional executivo da Polícia Federal, delegado Maurício Gil Castelo Branco, diz que as celas da Superintendência da PF foram interditadas por força da recomendação do Ministério Público Federal (MPF), e que os presos ali ficam custodiados por pouco tempo, apenas aguardando vagas para o sistema prisional. No mesmo documento, com data do último dia 3, o delegado, a 'título de colaboração', sugere que Paulo Castelo Branco, caso a lei permita, seja transferido para a Penitenciária Federal em Campo Grande (MS).
Manifestação - Hoje, 30, a partir das 10 horas, amigos e parentes do ex-superintendente do Ibama farão uma manifestação em frente ao Tribunal de Justiça do Estado, na avenida Almirante Barroso, para exigir que a Justiça Estadual assuma seu papel nesse processo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se fosse um Zé ruela, ficaria magrinho magrinho e ninguém nem se lembraria.
Mas, PCB é PCB.