quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Eduardo Cunha pode continuar na presidência da Câmara?

Eduardo Cunha: sem condições morais para continuar na presidência da Câmara dos Deputados
E agora, José?
Como é que vai ser então?
O presidente de um poder, formalmente denunciado pelo Ministério Público por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro, pode continuar no cargo?
O presidente de um poder, terceiro na linha sucessória da sucessão presidencial, pode continuar no cargo sendo acusado, mediante provas que se presume substanciais, de participar de roubalheiras numa estatal como a Petrobras?
O presidente de uma das casas congressuais, a maior instância parlamentar de um país, pode conduzir processos de impeachment contra presidente da República por supostos atos de improbidade, sendo ele próprio um ímprobo e não dispondo, portanto, de condições morais mínimas para tanto?
Pois é.
Esse cidadão é Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Sua Excelência o presidente da Câmara dos Deputados.
O Ministério Público Federal deverá apresentar denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra ele, ainda nesta quarta-feira.
Cunha será acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A base da denúncia é a acusação do empresário Júlio Almeida Camargo, que confessou em juízo ter pago US$ 5 milhões em propina para o deputado, que nega, obviamente, essa imputação.
Negar apenas não basta, não é?
Para personagens como esse, que ocupam cargos de relevância, é preciso que sejam como a mulher de César, aquela, vocês sabem, que além de ser honesta deve parecer honesta.
Como fazer Eduardo Cunha para ser e parecer honesto?
Como fazer?

4 comentários:

Anônimo disse...

Se a Dilma pode ficar, depois de alegar que não sabia de nada sobre os crimes perpetrados na maior empresa brasileira, a Petrobras, porque esse também não pode?
Só porque ela tem medo que ele deflagre o processo de "impitimam"?

Anônimo disse...

É por este tipo de pensamento do anônimo que estamos nessa e dificilmente sairemos.

Anônimo disse...

Verdade seja dita, goste-se ou não de Dilma Roussef a presidente não responde a nenhuma ação penal no STF. Até FHC já reconheceu que se trata de uma pessoa de bem. Eduardo Cunha é um caso completamente diferente, não é a primeira vez que se ouve falar de comportamentos no mínimo questionáveis do deputado. Cunha tem mostrado nestes meses presidindo o Poder Legislativo pouco espírito republicano : alimenta golpes em votações que perde, usa o cargo para fomentar propostas claramente demagógicas que se concretizadas aprofundariam a crise do país. A truculência de Cunha chegou ao ponto de favorecer a presidente, fato que ficou bem revelado em uma machete da Folha de São Paulo no mês de agosto que dizia : " Cunha enlameia o impeachment". Certamente é uma das figuras mais daninhas que já presidiu um dos Poderes da República, sua denúncia ser feita no mesmo dia que a do senador Collor de Mello, tem todo o simbolismo de levar às barras da Justiça dois nomes que representam o que de pior existe no país.

Anônimo disse...

O PT se pela de medo desse sujeito!