Do jornalista Francisco Sidou, sob o título acima, em seu perfil no Facebook:
Que tal um BRT cruzando os ares e os engarrafamentos colossais provocados pelos gargalos infernais de nosso trânsito caótico/neurótico ? Pois saibam que isso não é apenas sonho de uma noite chuvosa em Belém. Essa solução já é real em algumas cidades de médio porte, inclusive, como Alegrete (RS). Sem falar em megalópoles como Tóquio, Xangai e Dubai. O aerotrem é a solução para grandes núcleos urbanos, em cidades que não permitem mais intervenções viárias em suas vias entupidas de carros, motos, bicicletas, carroças e "calçadas compartilhadas".... O "nosso" BRT chega com um atraso colossal, simbolizado pelas "carroças" que estão transitando na via expressa da Almirante Barroso. Via expressa que para funcionar como tal deveria ser contemplada pelo menos com dois elevados, nos cruzamentos dos principais corredores como Lomas e Humaitá, além de passarelas para pedestres, ciclovias e ciclofaixas. Não seria o caso, prefeito Zenaldo, de se reestudar esse projeto e tentar transformá-lo num aerotrem com terminais de integração em São Brás e no Ver-o-Peso?
Em São Brás poderia ser dada uma utilidade pública ao "Memorial do Barata", em forma de disco voador, transformando-o em terminal de integração. Os pertences do caudilho poderiam ir para um Museu dos muitos existentes em Belém. No Ver-o-Peso, o terminal poderia ser construído na imensa Praça Dom Pedro II, que seria revitalizada. A atual "estação rodoviária" de São Brás poderia ser removida para a nova Avenida Independência,que vai permitir o fluxo de veículos pesados da BR-316 até o Ver-o-Peso e vice versa, descongestionando o centro de Belém das carretas e também dos ônibus intermunicipais e interestaduais. A sugestão pode parecer absurda para os técnicos empedernidos, mas na verdade poderia recuperar anos e anos perdidos em projetos nunca implantados. Projetos que caducaram nas prateleiras e estantes empoeiradas da Codem. Não seria o caso de se fazer uma projeção de seus custos? O BRT já está orçado em R$ 500 milhões, sem falar nos R$ 44 milhões jogados pela janela da imprevidência e da impunidade pelo ex-prefeito Dudu. Chamem os técnicos japoneses da Jica novamente. Com sua competência e paciência milenar eles irão conseguir desatar esse nó do BRT. Se viver é preciso, ousar também é preciso.
7 comentários:
Isso se chama monotrilho e está sendo construido em Manaus.
Do jeito que está esse BRT não passa de uma mera faixa seletiva, tal qual várias que existem por aí, onde o trânsito é exclusivo para ônibus, como é o caso da Avenida Brasil, no Rio.
Tremenda enganação gestada pelo Dudu e parida pelo Zenaldo!
No BRT de Belém deveriam circular ônibus articulados e refrigerados, com maior capacidade de passageiros e conforto e não essas carroças de segunda mão, imundas e cheias de baratas.
O anônimo das 08:14 deve ser um "renomado" entendido em transportes públicos e mobilidade urbana. Devia mostrar sua cara pois a prefeitura do Zenaldo está precisando de novos talentos para resolver os sérios problemas do trânsito de Belém.
Ei das 14:36, não fui eleito.
O prefeito, sim, para fazer coisas que prestem.
Quanto ao "renomado", seria bom verificar quem deu idéia para fazer as porcarias de calçadas compartilhadas que põem em risco de morte os pedestres, quem abriu o BRT sem uma faixa de segurança para pedestres ou quem mandou os guardas municipais cuidarem da orientação do trânsito no local do BRT. Acho que um deles pode te explicar o que seja monotrilho, caso não seja possível vc identificá-lo pela foto do articulista.
De qualquer forma, nem adiantaria mostrar a minha cara, porque não seria nomeado,haja vista que não ostento a condição de puxa-saco.
Não sei porque tanta raivinha, anônimo (a) das 14:36. Sugiro-lhe que encontre um renomado da prefeitura para calcular logo a asa para o "aerotrem" sugerido pelo autora da idéia.
Em vez de contribuirem para busca de uma solução, viável, para nosso trânsito, estão discutindo palavrinhas ou buscando indicar culpados. pqp.
"pqp", anônimo das 23:13 ???!!!!
Nós é que deveríamos mostrar nosso descontentamento da maneira esdrúxula na qual vc encerrou sua frase. Só conheço duas soluções viáveis para o caso: a primeira, trocar os puxa-sacos, porque pela tarefa que já tem não conseguem obter tempo para fazer outra coisa; a segunda, trocar os atuais renomados, sem deixar de troco o apaniguado das 20:59, porque nem pra mandar controlar sinal de trânsito conseguem...
Adeus.
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