segunda-feira, 8 de julho de 2013

Jatene rompe a corda nesta semana


Chegou a hora.
Quando pedir, até a próxima sexta-feira, que o PMDB lhe devolva os cargos que ocupa no governo desde janeiro de 2011, o governador Simão Jatene estará, como diziam d'antanho os coleguinhas da  crônica esportiva, dando tintas finais no marcador.
Marcador, no caso, é a aliança que tucanos e peemedebistas celebraram ainda no segundo turno da campanha de 2010, quando Ana Júlia Carepa (PT) foi derrotada em sua tentativa de se reeleger.
Mas - e vejam só como são as rodas da política -, na mesma hora em que expurgar o PMDB de seu governo, Jatene também estará reconhecendo a impossibilidade de manter como aliado um partido que não apenas adota há meses um discurso francamente oposicionista, como também já foi eleito como escolhido preferencial do PT nas próximas eleições. O mesmo PT de Ana Júlia que o PMDB, repita-se, ajudou a derrotar no pleito de 2010.
Muda o quê, uma vez estando selado o rompimento entre peemedebistas e tucanos?
Muda muito.
A face mais visível da mudança, é claro, será na Assembleia Legislativa, onde o governo tinha até agora uma folgadíssima maioria.
A segunda mudança será na cara do governo.
Jatene, dizem as vozes que falam por ele nos bastidores, estará mais livre para aproveitar este ano e meio de seu governo para tentar concretizar boa parte dos compromissos que firmou com a maioria dos eleitores paraenses, quando foi conduzido ao governo pela segunda vez.
É esperar pra ver.

7 comentários:

Anônimo disse...

A aliança PT-PMDB ocorrerá em todo o País ou ao menos até onde seja possível fazê-la.

Anônimo disse...

Espero que este rompimento seja tambem com a entrega destes milhares de cargos de DAS, comando de Secretarias e outras repartições como a COSANPA. O Jatene não deve fazer como a Ana Julia que rompeu com o PMDB e não foi atraz destes cargos. Espero que este rompimento seja imediato e seja para valer. Chega de barbalhidades!

Anônimo disse...

Tu juras? hahaha então tá. Vai fazer alguma coisa no último ano de governo?

Anônimo disse...

Em Belém o Jatene tem de fazer um elevado melhor que o feito pela Ana Júlia, senão não leva o meu voto de de minha família (uns 15 +-).
Qual obra esse governador fez aqui em Belém???? Belém decide eleição, será que ainda não contaram a ele?

Anônimo disse...

Realizar o que? Um governo que nem iniciou?

Anônimo disse...

Espero que nessa leva vão os PTistas que ainda se encontram alojados e se fazendo de mortos, nas secretarias que estão/estavam entregues ao PMDB

Anônimo disse...

AOS ANONIMOS DAS 11:59 E 16:43.

SE O JATENE NÃO FEZ NADA EM BELÉM,IMAGINEM AQUI NO SUL E SUDESTE!!! A PA 150 POR EXEMPLO PARECE MAIS UMA TÁBUA DE TIRO AO ALVO!!!!SÓ TEM BURACO!! E DESCONHEÇO UMA OBRA, POR AQUI QUE SEJA DIGNA DE VOTOS. MAS,NÃO SE ENTRISTEÇAM BELÉM ESCOLHEU JATENE...