terça-feira, 16 de julho de 2013

Deputados do Brasil têm 6º salário mais desproporcional

Do Portal Exame

O Brasil aparece em 6º lugar de uma lista de 29 países elaborada pelo blog Graphic Details, da The Economist, que mostra os salários de parlamentares mais desproporcionais do mundo. O levantamento considera quantas vezes os congressistas recebem a mais que a população, cuja renda foi calculada por meio do PIB per capita em paridade de poder de compra, que neutraliza a diferença do custo de vida entre os países.
Deputados e senadores brasileiros recebem hoje 26,7 mil reais – anualmente 157 mil dólares, na data do levantamento - o que é igual a 13 vezes a renda per capita da população brasileira. Em países como Noruega e Espanha, esse número corresponde a menos de duas vezes a riqueza total do país dividida pelo número de habitantes.
Em geral, nações mais pobres da Ásia e África aparecem nas primeiras posições da lista (veja alguns exemplos abaixo). Na Nigéria, que conquistou o nada honroso primeiro lugar, os congressistas ganham exorbitantes 116 vezes o PIB per capita.
Valor absoluto também é alto
Mas mesmo quando não é considerada a riqueza do país e dos habitantes, os parlamentares brasileiros estão em situação confortável. Em termos absolutos, os 157,6 mil anuais só estão abaixo de Austrália (201 mil), Nigéria (189 mil), Itália (182 mil) e Estados Unidos (174 mil), sendo bem superior ao que os pares de países ricos como Suécia (99 mil) e Alemanha (119 mil) recebem.
O problema é que, com exceção da Nigéria, todas as nações mencionadas acima apresentam distorções menores que a brasileira quando considerado o PIB per capita..
Segundo a The Economist, o estudo foi feito a partir de informações dos sites de governos oficiais e de um levantamento do governo britânico feito pela "Independent Parliamentary Standards Authority" (Autoridade Independente de Padrões Parlamentares, em tradução livre).

Nenhum comentário: