terça-feira, 18 de junho de 2013

PT vai mesmo se aliar ao PMDB em 2014


Agora não é mais especulação.
Não é mais uma cogitação.
Não é mais uma aspiração.
É uma decisão.
Com o perdão da rima - que não é solução, como vocês sabem.
Mas o certo que o PT do Pará já bateu o martelo - formal e oficialmente - e decidiu coligar-se com o PMDB, elegendo-o como "aliado principal" para "retomar o governo do Estado do Pará" no pleito de outubro do próximo.
É o que prescreve resolução aprovada por unanimidade pelo Diretório Estadual do partido, em reunião ocorrida no último sábado e disponível no site do PT (clique aqui).
A resolução não define cargos. Longe disso. Mas menciona nominalmente o ex-deputado federal Paulo Rocha como um nome "a ser analisado e debatido com os partidos aliados".
Tradução: é mais provável que o companheiro seja mesmo o candidato natural - e cativo - a uma cadeira no Senado, ficando o cargo de candidato ao governo reservado ao ex-prefeito de Ananindeua, o peemedebista Helder Barbalho.
A mesma resolução autoriza ainda a Executiva Estadual do PT a "conduzir os diálogos com os partidos aliados visando a consecução da presente tática eleitoral até a homologação final desse processo, que dar-se-á no Encontro Estadual Extraordinário de Tática Eleitoral, a ser realizado, após autorização do Diretório Nacional, no mês de dezembro de 2013".
A seguir, na íntegra, a resolução.

-----------------------------------------

Resolução do Diretório Estadual - Junho de 2013

Nossas tarefas para 2014:

* Reeleger Dilma presidenta reafirmando nosso projeto democrático de inclusão social, distribuição de renda e de base popular.
* Retomar o governo do estado do Pará tendo como aliado principal o PMDB e contribuir para a composição de uma forte coligação de partidos.
Eleger uma forte bancada parlamentar.
* Participação ativa no PED 2013, fortalecendo a democracia interna e unificando nossa estratégia para o próximo período.
* Em novembro de 2012, nosso diretório aprovou medidas de caráter específico relacionadas às eleições majoritárias de 2014. Entre elas, definimos que era “urgente e imprescindível dialogarmos com partidos da base do governo Dilma e construirmos juntos uma plataforma política de ações  comuns e combinadas de oposição ao governo do PSDB no Pará.”

Passados sete meses daquela reunião e estando nós, há cerca de três para o calendário eleitoral vindouro, consideramos ser este um ótimo momento para um aprofundamento daquelas medidas sugeridas e o apontamento de novas resoluções que possam armar o nosso partido para os embates que se aproximam.

Neste sentido, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Pará, reunido no dia 15 de junho de 2013, reformula resolução de novembro de 2012 e RESOLVE:

Considerar satisfatório o processo de realização dos Seminários Regionais que abrangeram toda a amplitude do nosso Estado;

Considerar falho o processo de constituição de um Grupo de Trabalho pra traçar um diagnóstico com vista a esboçar um projeto de desenvolvimento para o Estado; até porque, até o presente momento o grupo não foi criado. Neste sentido, reafirmar a necessidade de constituir o GT nos moldes decididos pelo Diretório Estadual, em novembro de 2012;

Reafirmar, integralmente, as medidas propostas na resolução de novembro de 2012 de fortalecer a relação com os movimentos sociais e sindical, no sentido de construir a nossa atuação unificada nos mesmos; e, de construirmos um projeto de comunicação capaz de dar visibilidade a nossa estratégia política;

Considerar positivo o diálogo que o PT vem realizando com os demais partidos da base aliada ao governo Dilma no sentido de construirmos, juntos, uma plataforma política de ações comuns e combinadas de oposição ao governo do PSDB no Pará;

Decidir que a participação do PT do Pará nas eleições majoritárias de 2014 tem como objetivo maior ajudar decisiva e entusiasticamente na reeleição da presidenta Dilma, por entendermos  ser este o objetivo que mais contribuiu, na conjuntura atual, com o processo de transformação da sociedade brasileira, em curso há dez anos em nosso país, no sentido de construir um programa de desenvolvimento do Pará, integrando a Amazônia ao programa nacional. Reconhecemos que as conquistas nacionais não foram poucas e seus significados sociais têm a profundidade de uma revolução, realizada nos marcos institucionais. Neste sentido, a tática eleitoral estabelecida pelo PT no Pará para 2014, deve ser definida de forma  a contribuir com os esforços nacionais que serão desprendidos para que as mudanças continuem, avancem e se consolidem em todo o território nacional;

Para dar concretude ao exposto, nosso partido deve estreitar o diálogo que já vinha fazendo com os partidos da base aliada, avançando, na medida do possível, para a montagem de uma chapa unitária de oposição ao governo tucano no Estado do Pará, visando a conquista da eleição estadual em seu primeiro turno;

Para tanto deve se acelerar o entendimento com os partidos da base aliada do nosso projeto nacional, coordenado pelo PT e PMDB. Para a composição da chapa majoritária nas eleições 2014, o PT Pará apresenta o nome do companheiro PAULO ROCHA, para que possa ser analisado e debatido com os partidos aliados. Nosso partido trabalhará incansavelmente pela unidade dos aliados no Pará, e a construção de núcleo oposicionista capaz de reconquistar o governo do Pará, para o comando da coalizão democrática popular que governa o Brasil.

Fica a Comissão Executiva Estadual autorizada a conduzir os diálogos com os partidos aliados visando a consecução da presente tática eleitoral até a homologação final desse processo, que dar-se-á no Encontro Estadual Extraordinário de Tática Eleitoral, a ser realizado, após autorização do Diretório Nacional, no mês de dezembro de 2013. Realizando amplo debate com a militância Petista nas regiões Marabá, Santarém, Belém, culminando com o encontro estadual extraordinário.

Belém, 15 de junho de 2013
Diretório Estadual do PT do Pará

7 comentários:

Anônimo disse...

Só esqueceram que o Paulo Rocha está inelegível.

Anônimo disse...

Prezado jornalista,
E mais... a campanha já começou, o palanque já está armado para o Helder Barbalho. Liguem na programação da Rádio Clube AM (do Jader) no horário de 7 às 9 e das 9 às 10h. É só esculhambação em cima do Jatene, do Zenaldo, do Pioneiro e do Mário Couto. E o Jatene paga para ser esculhambado, senão vejamos: a mesma emissora, com patrocínio do governo do estado, apresenta às 6h45 o programa Prestando Contas, que é o espaço para o Jatene falar sobre as realizações do governo dele. Tão logo o programa é encerrado entra um tal de Nonato Cavalcante (bate-pau do Jader) e diz que tudo o que o Jatene falou é mentira. Besta nao tem vez, e o Jatene vai sofrer as consequencias nas urnas.

Anônimo disse...

Há um livro, no Museu do TSE, editado no tempo do Império, que se chama "Cabala eleitoral". Regras práticas para ganhar uma eleição de qualquer jeito. Cabala, todo mundo sabe, é o meio de resolver impasses com magia - mesmo que seja negra. Agora, cabala é tática...

Anônimo disse...

Um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao antigo PT.
Outrora paladino da ética, da moral e exemplo de filosofia diferenciada, há 10 anos chafurda na vala comum com todo o resto.
Segue o enterro.

Anônimo disse...

" DIscutir com petista é a mesma coisa do que jogar xadrez com pombos. Eles sujarão o tabuleiro e derrubarão as peças. Depois saem cantando vitória.
Ainda não entenderam a vaia tomada por Donadilma. Esperam que entendam as motivações das passeatas?

Anônimo disse...

Pacto da mediocridade e da corrupção.

Anônimo disse...

Alguém pode me informar se o governo do jatene já iniciou?