quinta-feira, 18 de julho de 2013

Estudantes protestam em solidariedade a Snowden

Estudantes de diversas escolas e universidades realizarão, nesta quinta-feira (18), um protesto em solidariedade ao ex-consultor do governo dos Estados Unidos, Edward Snowden. O Ato organizado nacionalmente pelo coletivo Juntos! terá início às 17h em frente ao consulado estadunidense, em Belém.

Snowden revelou que os EUA interceptam 99% das comunicações da América Latina com o resto do mundo. Trata-se de uma violação às leis internacionais e à soberania latinoamericana. Acordos secretos permitem ao governo americano espionar Facebook, Google, Skype, Apple e Microsoft, entre outras empresas. O país mais espionado da região é o Brasil.

Simples suspeitas de que o ex-agente americano que denunciou a espionagem estivesse a bordo do avião de Evo Morales fez com que o presidente da Bolívia corresse risco de vida. França, Itália, Espanha e Portugal negaram seu espaço aéreo ao avião do chefe de estado. O atentado à diplomacia internacional fez com que Venezuela, Bolívia e Nicarágua oferecessem asilo político a Snowden. Já o Brasil se recusa até mesmo a responder o pedido de asilo que recebeu.

“Essa postura demonstra certa conivência com a espionagem dos seus próprios cidadãos e com os ataques dos EUA à América Latina. Por isso, saudamos a iniciativa dos países que concederam o asilo e queremos que Snowden viva e sirva de exemplo aos indignados de todo o mundo. Queremos que a América Latina seja independente dos EUA e seja território livre para Snowden , declara Anderson Castro, diretor da Une e um dos organizadores da manifestação.

O Objetivo maior do protesto que está sendo mobilizado pelas redes sociais e que acontecerá em várias capitais do país, com destaque para a manifestação em frente a sede do Itamaraty, em Brasília; e do escritório da presidência da república, em São Paulo, é pressionar o governo do Brasil para que o país conceda asilo ao ex-agente, bem como repudiar a espionagem feita pelos Estados Unidos aos países do mundo.

Fonte: Organização do movimento

Um comentário:

Anônimo disse...

Vai ver que nesse ato a Une vai comparecer.
"Yankes go home" ainda rende um tantinho.

Já no furacão de junho "contra tudo isso que está aí" ela, a Une, como sempre, se fingiu de morta.
Teve milhôe$ de motivo$ para não dar a cara.
Afinal Une, Lula,Dilma, governos, Sarney, Renan, podres poderes "republicanos" estavam e estão
fingindo que não era nem é com eles.
Mas o paraíso cenográfico onde pobreza está erradicada, saúde perfeita, educação padrão Fifa e segurança para todos,TUDO RUIU,CAIU, TUDO!!!