sexta-feira, 12 de julho de 2013

Máfia da clonagem de placas age à solta em Belém

Olhem aqui.
Uma resolução aprovada pelo Conselho Deliberativo da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub), publicada na última terça-feira, 9, no Diário Oficial do Município, determina que os táxis de Belém devem ter uma nova padronização visual.
Os carros, segundo a resolução, passará a exibir faixas adesivas laterais em azul e amarelo, brasão do Município de Belém e uma logomarca nas portas dianteiras com a imagem do Mercado de Ferro do Ver-o-Peso e os dizeres “Belém do Pará 400 Anos”.
A resolução ainda precisa ser homologada pelo prefeito Zenaldo Coutinho.
Beleza.
Muito bacana.
A Amub mostra a que veio.
E veio para revoltar os taxistas.
Um deles, em conversa com o Espaço Aberto, garante: esta será mais uma medida inócua, apenas para fazer figuração, só para dar a impressão de que a Amub está colocando ordem na casa.
E não está, diz o motora.
Melhor faria a Amub, acha ele, se a fiscalização fosse reforçada para acabar com o esquema de placas clonadas.
"A Amub deveria reforçar suas fiscalizações sobretudo à noite. Há centenas de carros com placas clonadas circulando em Belém. Se tivesse mais carros, poderia pegar uma só placa e colocar em todos eles. Porque simplesmente inexiste fiscalização. Eu mesmo tenho nove anos na praça e nunca ninguém me parou para saber se a minha documentação e a do carro está em ordem", diz o taxista.
A revelação é preocupante.
Primeiro, porque Belém, oficialmente, tem 5,4 mil táxis.
Segundo, porque, a ser verdade que há uma máfia que explora a clonagem de placas, indiretamente - ou diretamente, sabe-se lá - a segurança do usuário estará em risco, porque não se sabe se o motorista que dirige um carro irregular está exercendo a profissão regularmente.
E terceiro, porque não se descarta que a máfia esteja atuando com a complacência do Poder Público, uma vez que as placas são uma concessão.
A Amub, portanto, não poderia adiar a padronização dos táxis para cuidar de coisas mais importantes?

3 comentários:

Anônimo disse...

E os competentes do DETRAN? Aqueles que o senador Couto mantém lá, não vão fazer nadica de nada?

Anônimo disse...

E isso sem contar com motos que andar com um papel fixado na placa para não serem apanhadas por radar. E isso se vê as pencas na augusto montenegro e na av independência.

Anônimo disse...

A clonagem de placa é comum entre os próprios taxistas, que por saberem que não serão fiscalizados, compram mais de um carro e fazem a própria clonagem... verifiquem. Contudo, a AMUB poderia pedir o apoio do DETRAN, já que eles possuem um controle de quantos carros da cor "branca" - usada por taxistas - existem regularizados como placa particular e, a partir deste dados, começar a verificar se não pertence também a um taxista... façam esta checagem e verifiquem o resultado.