Os estudantes do Pará poderão ficar em desvantagem dentro do novo modelo de disputa por vagas da Universidade Federal do Pará (UFPA), que passará a considerar apenas a notas do Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2014, com 20% das vagas reservadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sesu). A preocupação foi externada pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), durante a sessão da Assembleia legislativa do Estado, nesta quarta-feira, 5. Ele apresentou requerimento para que o assunto seja debatido em sessão especial.
"O novo modelo ignora a realidade educacional do Pará, onde o ensino médio da rede pública é considerado o segundo pior do país", disse Edmilson. A preocupação é que estudantes de outros estados, em condições vantajosas de disputa, acabem dificultando ou excluindo o acesso do público paraense ao ensino superior. Ao final do curso superior, a tendência é que esses alunos retornem aos estados de origem para trabalhar, reservando ao Pará um mercado com qualificação técnica e profissional aquém do esperado.
O requerimento da sessão especial ainda será votado pelos demais deputados. deverão ser convidados o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Pública do Pará (Sintepp), o Sindicato Nacional das Instituições dos Docentes do Ensino Superior (Andes), o Sindicato dos Professores da rede Particular de do Estado do Pará (Sinpro), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Diretório Central dos Estudantes da UFPA (DCE).
Fonte: Assessoria Parlamentar
Nenhum comentário:
Postar um comentário