quinta-feira, 20 de junho de 2013

"Êta serviço avacalhado e caro"


Ei, amigos.
Vocês sabem os nordestinos?
São uns fortes, já dizia Euclides da Cunha.
Vocês sabem os paraenses?
São uns aventureiros, para dizer o mínimo.
São aventureiros até quando outra alternativa não lhes resta, senão transportes públicos que submetem suas vidas a riscos enormes, tão grandes ou até maiores do que as imprevisões enfrentadas pelos que se entregam a aventuras.
Em tempos de povo nas ruas, em tempos de brados por transportes públicos melhores e tarifas condizentes com as péssimas condições de serviços oferecidos à população, está na hora, meus caros, de colocar em pauta a situação das balsas que deixam Icoaraci e atravessam pessoas e veículos para o porto de Camará, em Salvaterra, na Ilha do Marajó.
Olhem o vídeo acima.
Deem um olhada.
As imagens foram feitas pelo fotógrafo Luiz Braga, que estava no Marajó na semana passada.
Observem como a balsa navega na linha d'água.
É isso mesmo, meus caros: na linha d'água.
Agora, olhem a foto abaixo.


Viram?
A foto também foi feita pelo Luiz, na mesma viagem.
Vejam essa imensa carreta cheia de lajotas, um dos mais de cinco caminhões que estavam na balsa. "Não sei como eles aferem o peso, mas a balsa navegou com a popa abaixo da linha que entrava água conforme aparece no filme. Reclamar para o bispo... Êta serviço avacalhado e caro", resume o Luiz.
"A travessia de Soure pra Salvaterra dura no máximo 7 minutos e, acreditem, R$ 12,40 cada perna! Faz a conta por hora e vais te assustar. Por que ainda não fizeram uma ponte? Idem na ida pra Cachoeira do Arari, que é uma distancia ridícula. Coisas do Marajó", diz o fotógrafo.
Pois é.
Coisas do Marajó.
Vocês sabem os paraenses?
Essas coisas os obrigam a ser aventureiros mesmo os que nunca tiveram vocação e nunca pretenderam ter vocação para herói.

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade. Também fui por lá semana passada e vi essa pouca vergonha.

Fred