O oficial militar Wolfgang Endemann, assessor do gabinete do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), em meio à onda de protestos por garantia e ampliação de direitos sociais que movimentou a capital paraense nessas últimas semanas, resolveu usar os seus perfis no Facebook e Twitter para ameaçar de morte ativistas que saíram às ruas para se manifestar.
Em uma de suas postagens, o militar escreveu: "Morte aos petralhas e comunistas. Nós deveríamos matar todo o resto dos comunistas. Ainda estou filmando uns vermelhinhos pra mostrar pra PM. Filmei tudo. Vou caçar esses FDP. Essa estrela vai brilhar na cadeia ou no caixão, vagabundo”, disse.
Em outro diálogo, o oficial descreve sobre o alvo de suas ações: Nardye Sena: “Meu amigo pra não falarem que estou sendo cruel com eles... me diga você que estava lá, de onde esses vermes são? de que partido ou tendência?”, comentou.
Wolfgang Endemann: “PSTU, PSOL, PCdoB, PT, e anárquicos punks”.
Nardye Sena: “Não fiquei surpreso! São sempre os mesmo! Tá na hora de trocar as balas de borracha por de chumbo revestidas de cobre”, ameaçou.
Essa não é a primeira vez que o militar incita a violência contra segmentos sociais, em seu perfil. Também constam declarações intolerantes de caráter xenófobas, machistas, racistas e preconceituosas. Algumas dessas declarações foram "printadas" (ver em anexo) e circulam nas redes sociais.
Wolfgang Endemann é assessor (DAS 7) do gabinete do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), e consta na lista de autoridades na página oficial da prefeitura: WOLF ENDEMANN – CARGO: Presidente das Juntas de Serviço Militar – JUNTA SERVIÇO MILITAR Endereço funcional: Rua Manoel Barata, Subsolo do Espaço Palmeira – Comércio. Telefone funcional: (91) 3114-1053, e-mail: wolf.endemann@gmail.com
Após tomar conhecimento das ameaças, a líder do PSOL na CMB tomou providências, nos seguintes termos:
Conforme informações coletadas nas redes sociais, a partir de diálogos e postagens feitas com e pelo Sr. Wolfgang Endemann, solicito a apuração imediata de possíveis crimes fascistas, intimidações e ameaças de morte, contra minorias indígenas, comunistas, militantes de esquerda, inclusive atentando contra a nossa liberdade de organização partidária, visto que as ameaças são feitas também ao PSOL, PCdoB, PSTU,etc
Dentre os elementos enviados a V.Excias., apresento a Portaria de nomeação (foto em anexo) do referido senhor, lotado no gabinete do prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB).
Quero saber que papel relevante do ponto de vista do interesse público é exercido por este senhor no acompanhamento de manifestações livres e democráticas da juventude brasileira?
Informo também que tomaremos providências junto a Secretaria de Segurança Pública do Pará.
Aguardo com atenção uma resposta do Ministério Público Estadual (Pará)e Ministério Público Federal (no Pará).
Fonte - texto e imagem: Assessoria Parlamentar da vereadora Marinor Brito
3 comentários:
Inacreditável, ainda bem que parece que foi exonerado. Mas deve responder pelos crimes, com certeza!
O Ministério Público tem que apurar isso, porque é crime!
Tá passando da hora do Zeraldo criar a "Secretaria de Vai dar Merda"...
Só pra alertar o prefeito nessas nomeações desastrosas.
Égua sumano!
Postar um comentário