sexta-feira, 20 de abril de 2012

Prefeitura faz leilão de máquinas doadas pelo Estado


Mais de 100 máquinas cedidas pelo Governo do Estado a Prefeitura de Belém através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foram leiloadas na manhã de hoje (20) no ginásio da Guarda Municipal de Belém (acima, fotos do veículos e da sessão do leilão). As máquinas tinham o propósito de realizar a desobstrução dos canais de Belém, mas que não foram feitos. O leilão, que não teve ampla divulgação, foi alvo de uma recomendação do 4º promotor de justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, Domingos Sávio. Tal documento foi levado à mão pelo vereador Carlos Augusto Barbosa (DEM) que acompanhado do também vereador Augusto Pantoja (PPS) foram in loco verificar o descumprimento da prefeitura quanto à recomendação.
Barbosa ficou indignado quanto ao estado de conservação das máquinas e as pessoas que se encontravam no local para fazer a compra dos veículos. “As máquinas que foram doadas no primeiro ano do governo do Jatene estão em ótimas condições de uso, estão semi-novas e estão sendo leiloadas a preço de banana, a dois mil reais para compradores certos”. O democrata se refere à denúncia que fez ainda no ano de 2007 quanto tornou público que as mesmas máquinas hoje leiloadas foram entregues pela prefeitura à empresa Belém Ambiental quando ganhou a licitação para realizar as limpezas de canais no município. “Hoje são as mesmas pessoas, as mesmas empreiteiras da prefeitura que estavam usando as máquinas sem custo nenhum que estão comprando por preços mínimos”, enfatizou.
São caminhões, retroescavadeiras, patrol que ainda não foram pagos e estão sendo vendidos. De acordo com a recomendação o fato do leilão ser realizado é considerado ato atentatório aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da supremacia do interesse público, sujeitando-o, pois, a responder, judicialmente pela prática de ato de improbidade administrativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

5 comentários:

Anônimo disse...

Isso é um crime contra o patrimônio do município e, contra a população de Belém. Depois de dez anos de ter sido entregue as máquinas, só agora, elas aparecem para serem vendidas. Um absurdo!Enquanto isso os canais cheios de lixo, entulho, comprometido por falta de uma administração séria.

Mauro Ribeiro

Anônimo disse...

uma piada este promotor do MP "recomendação" quando poderia ter ingressado em juízo para impedir o leilão.

Davi Batalha disse...

Caro poster, as máquinas em questão foram, na verdade, doadas em 2005. Algumas se encontravam sem condição de serem utilizadas no serviço de desobstrução dos canais - por essa razão é que foram leiloadas. Inclusive, o leilão é realizado dentro dos limites legais, sendo a espetaculuarização midiática apenas manifestação de oposição temerosa por sua reeleição legislativa municipal, havendo a necessidade de se criar factóides para chamar a atenção da opinião pública. A irresponsabilidade nacional do PPS em ser contra o governo de Lula e hoje o de Dilma, e a cachoeira de denúncias contra o DEM, requerem medidas extremas por parte de seus correligionários, a fim de lançar cortinas de fumaça ante seu descrédito político e a praticamente ausência de políticas e ações em prol da população. Por fim, os equipamentos leiloados foram imediatamente substituídos por outros e, não obstante, os demais continuam (junto aos novos) a desobstruir canais e serviços afins executados pela PMB. Abraços

COMUS - PMB disse...

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) informa que as máquinas destinadas à dragagem de canais atingidos pelas obras de macrodrenagem do Governo do Estado, foram doadas e incorporadas aos equipamentos da PMB em 2005.
A PMB exerce a política de leiloar equipamentos que encontram-se em estado inservível, ou seja, sem condições de uso na execução de tarefas pertinentes às atividades da gestão municipal. Nestes casos, e de forma legal, a PMB opta pelo leilão desses equipamentos.
A PMB informa ainda que somente parte dos equipamentos deteriorados foi leiloada. O restante do maquinário continua em funcionamento atuando na limpeza e desobstrução dos canais da cidade. Os equipamentos leiloados foram imediatamente substituídos por outros e como tal,destinados à execução das obras e serviços de responsabilidade da administração municipal.

COMUS - Coordenadoria de Comunicação Social da PMB

Anônimo disse...

Dudu 15 x 0 MP, Justiça, Puliça.
Da-lhes Dudu, o inalcançável!
Próximo processo por favor.
Segue a impunidade...