quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Unimed recorre pela segunda vez. E a vida que espere!

E a Unimed Belém, hein?
Para quem não sabe, a Unimed Belém é aquela dos belos slogans e das heroicas, pertinazes, renitentes e insuperáveis resistências.
A Unimed é aquela do slogan enternecedor: "O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed."
Mas por trás - ou pela frente, ninguém sabe ao certo - desse belo slogan está a Unimed que, parece, tem como terceiro melhor plano resistir, até onde não mais puder, às ordens emanadas do Poder Judiciário.
A Unimed do belo slogan, resiste desde abril, conforme já divulgou com exclusividade o Espaço Aberto, a custear um transplante de medula que é decisivo para preservar a vida de Rafaella Serrano Teixeira.
No dia 6 de julho passado, o juiz Álvaro José Norat de Vasconcelos, titular da 12ª Vara Cível respondendo pela 13ª Vara Cível, concedeu liminar obrigando a Unimed Belém a custear o transplante de medula óssea de Rafaella, que ingressou em juízo com ação de obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada e indenização por danos morais contra a operadora de plano de saúde. Leia aqui a íntegra da liminar.
A Unimed não se deu por vencida.
Recorreu.
Recorrendo, levou peia numa decisão contundente do desembargador Leonardo Tavares (leia aqui a íntegra).
E aí?
Nada.
A Unimed Belém, essa heroica, essa resistente, se mantém no ringue. Até agora, digamos, inocauteável.
E recorreu mais uma vez.
Entrou com agravo de instrumento.
Esse tipo de recurso, antes de subir para o tribunal, passa primeiro pelo juiz, que pode se retratar de sua decisão, ou seja, pode reformá-la.
E aí?
E aí que o juiz que o mesmo juiz Álvaro José Norat de Vasconcelos, o mesmo que concedeu a liminar, manteve íntegra, inalterados os termos da liminar, conforme decisão (cliquem aqui para ler a íntegra) proferida na última segunda-feira, 1º de agosto.
Olhem aqui o que ele diz.

Encerro reforçando ser abusiva a cláusula que limita o tratamento do cliente, pois o consumidor não é senhor de sua recuperação, que, como é curial, depende de muitos fatores, que nem mesmo os médicos são capazes de controlar. Se a enfermidade está coberta pelo plano , não é possível, sob pena de grave abuso, a negativa do tratamento, ainda que em hospital não credenciado, caso o operadora de plano de saúde não oferte o serviço em igualdade de condições em face do risco severo de morte.

E no finalzinho, diz assim:

Ante o exposto, em razão da ausência de prova da existência de hospital credenciado que atenda a paciente da mesma forma em que o nosocômio indicado na exordial MANTENHO A DECISÃO AGRAVADA.

Então, é assim.
A Unimed pugna em juízo.
É um direito dela.
Rafaella Teixeira também.
A Unimed, aquela para quem "O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed", diz que viver está em primeiro lugar.
Rafaella também acha isso.
Mas a Unimed está colocando seu bolso, seus cofres à frente da vida de Rafaella, que, esta sim, está pondo a vida, a sua vida, em primeiríssimo lugar.
A postura da Unimed é legalista, mas de uma insensibilidade horrorosa.
Isso é fora de dúvida, é insofismável, é incontestável.
E também é de uma crueldade sem par, protagonizada justamente pela Unimed, aquela para quem "O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed".
É?

4 comentários:

Anônimo disse...

A Unimed com este tipo de compra de propaganda tambem compra o silencio nos meios de comunicação. Sabemos que existem casos escabrosos de falta de assistencia por parte da UNIMED, mas só sabemos ou temos noticias atraves da Radio Cipó ou pelos Blogs. A justiça deveria mandar prender esta gente da direção da UNIMED.

Anônimo disse...

Nossa que absurdo, vi a materia passada sobre esse caso postado aqui e eles ainda insistem? que gente sem coração, o juiz deveria mandar prender o presidente da unimed por desacato. Gente sem coração, só pensa no dinheiro. Pessoas assim nao chegam em lugar algum na vida, ainda bem que ja nao faço mais parte dessa empresa ignorante.

Rafaella Serrano Teixeira disse...

Sou a Rafaella Serrano Teixeira e gostaria de agradecer muito pela coragem de denunciar este plano que se diz de saúde e que insiste em não acatar as decisões judiciais para custear o meu transplante de medula óssea e salvar minha vida!!!
Peço que todos que possam denunciar este abuso, o façam, pois não é possivel que a UNIMED continue com este descaso em relação à minha vida, sendo que todo o meu tratamento em SP foi custeado pelo SUS, e mesmo assim, meu pai continuou pagando a mensalidade rigorasamente em dia.
Agradeço tbm ao juiz e ao desembargador pela decisão justa e humana tomada.
Obrigada por td e que Deus nos abençõe.

Anônimo disse...

Paulo, acima o desabafo da Rafaella que esta sem condições emocionais de fazer qualquer comentário, afinal são cerca de quase dois anos nesta luta, mas enquanto isso a Unimed onde os médicos acionistas fizeram juramento de salvar vidas, desobedecem uma determinação judicial, já pedi aos meus Advogados que por desobediência, peçam ao Exmo Juiz a PRISÃO DO PRESIDENTE DA UNIMED.

CARLOS TEIXEIRA