segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Como será a polícia no governo Jatene?

De leitora que se identifica como Fernanda Nobre, sobre a postagem Novos secretários serão anunciados na próxima semana:

Governo x Polícia x Política de Segurança Pública
Estamos na porta de um novo governo.
Um delegado da Polícia Civil [Luiz Fernandes] foi anunciado como certo para ocupar a pasta da SegurançaPública.
O governador Simão Jatene quer dar ênfase à polícia que patrulha e previne com outros segmentos da sociedade.
Mas eu pergunto:
- Tem algum coronel da PM que esteja preparado para fazer um polícia orientada à prevenção?Existe alguém capacitado para fazer uma polícia realmente comunitária?
Essa é a questão.
Porque, se a Polícia Militar do meu Estado continuar a fazer a mesma coisa que vem fazendo nos últimos anos... que mudança vamos ter?
Dar tiro, p... e matar, isso já vem sendo feito.
Será que vamos ter uma política de segurança pública nos moldes da moderna administração gerencial da polícia ou vamos continuar engrossando as estatística de homicídios no nosso país?Quem vai comandar a PM? Quem vai chefiar a Polícia Civil? Os mesmos?
As mesmas táticas? A mesma corrupção?
Então, precisamos ver e ter pessoas que pensem diferente nas nossas polícias.
Essa de "quebrar na p..." não deu e nunca dará certo.
Não resolve.
Já fazem isso há tanto tempo e as coisas só pioraram nestes anos. Ou alguém viu alguma melhora?
É preciso que haja um critério técnico na escolha de nossos futuros administradores policiais.
Vamos torcer para que construam uma polícia profissional e fortalecida pela parceria dos movimentos sociais.
Só com a polícia eliminando os jovens, nós não vamos acabar com a criminalidade.Vamos apenas aumentá-la.
Espero que as autoridades pensem nisso!

6 comentários:

Anônimo disse...

Considero que um excelente nome para assumir a polícia Civil seja a atual Delegada Geral Adjunta, Delegada Eugênia Andréa Rebelo de Andrade Trindade, ela vem desenvolvendo um trabalho significativo no combate aos Crimes de Homicídios, implantou em março deste ano uma força tarefa e um plantão de homicídios para realizar as primeiras investigações, e peo que soube, semana que vem deve entregar e inaugurar a nova sede da Divisão de Homicídios. Procure saber um pouco sobre ela...

Anônimo disse...

Luís Fernandes é sinônimo de dignidade e competencia profisisonal. Excelente nome. Boa escolha, se ela se efetivar.


Alessandra Couto

Anônimo disse...

Um bom nome para comandar a PM seria o Cel Costa Jr., só que a tropa torce a boca para ele e o chama de oficial maçaneta, devido o mesmo ter servido vários anos em gabinete.

Carlos Ambritel

Anônimo disse...

Policia profissional? Em parceria com movimentos sociais (o Stedile morreria de rir de tamanha ingenuidade)? Quanto ao comandante, se for macaneta, nao serve e se for de tropa, tambem nao serve. Com o impasse, poderiam chamar o Ten Cel Nascimento, se a Globo Filmes liberar. Mas falando serio, e impossivel profissionalizar a PM sem vencimentos (no sentido juridico da palavra) dignos, equipamentos, viaturas, nivel superior pra soldado, inteligencia, ensino e instrucao de alto nivel, recursos humanos de primeiro mundo, excelencia no setor gerencial etc.

Anônimo disse...

A corregedoria da PM bem que poderia dar umas voltas na Pratinha pra checar como se comportam seus militares nas blitz na Arthur Bernardes. Mesmo sem serem agentes de trânsito os PM's exigem documentação dos veículos e condutores e dão um baita sorriso quando encontram alguma irregularidade.

Anônimo disse...

Em todos os estados onde foram escolhidos policiais para cuidar da segurança, não houve melhores em seus índices de violência.