terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brasília sediará corrida contra a corrupção

Por Milton Júnior, do Contas Abertas

A Esplanada dos Ministérios, palco de escândalos de desvio de dinheiro público, nepotismo e tráfico de influência, será o local da I Corrida contra a Corrupção, que acontece no dia 12 de dezembro, a partir das 9 horas, em Brasília. O evento, que pretende estimular a população sobre a importância do controle social para fiscalizar e exigir transparência no uso do dinheiro público, já conta com a participação de celebridades do esporte como o velejador e medalhista olímpico Lars Grael, além da primeira brasileira a vencer a prova feminina da Corrida de São Silvestre, Carmem de Oliveira.
A iniciativa é a primeira ação do projeto “Venceremos a Corrupção”, que conta com o apoio das organizações não governamentais Contas Abertas, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e a Comunidade de Inteligência Policial e Análise Evidencial (Cipae) em parceria com várias outras entidades. O projeto piloto será em Brasília, mas a partir do próximo ano se estenderá a todas as capitais brasileiras.
Quem também já garantiu inscrição na prova foi o ex-carateca Altamiro Cruz, mais conhecido como Didi. “O importante desse evento não é ganhar medalha, melhorar o tempo ou chegar em primeiro lugar. O mais legal é participar como cidadão mesmo e mostrar interesse pelo bem do país”, explica Didi, que optou pela caminhada de 1,1 km. “Quero levar meus filhos e minha família para todos participarem e entenderem a importância da mobilização”, completa.
Outra participante será a corredora de rua Elizabeth Carvalho Rodrigues. Atleta profissional desde 2004, ela afirma ter se interessado por ser uma prova inédita e um evento que ressalta uma luta importante para a população. “Ao mesmo tempo que você está lá correndo e fazendo um bem para a saúde, também está fazendo parte de uma coisa importante, que é o combate à corrupção. Achei interessante a corrida ter um tema”, ressalta.

Mais aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo por gentileza gostaria de saber em qual direção (Norte, Sul, Leste, Oeste , etc) ocorrera esta corrida contra a corrupção que acontecera em Brasília, acho impossível o seu acontecimento pois em se tratando de Brasília para correr contra não da, a largada tudo bem , mas e a chegada onde seria? Afinal em qualquer direção estaremos correndo a favor e também contra né!

MCB