quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Jader lê Rousseau, que disse: “Pelo menos sou diferente”

Do deputado federal Jader Barbalho (PMDB), com sua candidatura ao Senado atualmente sub judice, em três tuitadas no início da noite de ontem:

Deixo claro aos menos informados: o PMDB, nacionalmente, apoia Dilma. Ao governo do Pará, o apoio está liberado a Jatene ou Ana Júlia.
Também aos menos informados: não existe conchavo entre mim e o presidente Lula para nomear novo ministro do STF. É ruído falso.
No mais, continuo a ler Confissões, de Rosseau, isto sim é literatura imperdível.

--------------------------------------

Do Espaço Aberto:

Confissões é uma das obras mais interessantes de Jean-Jacques Rousseau, o filósofo genebrino (na pintura acima) que viveu de 1712 a 1778.
Nela ele conta, por exemplo, que quando era moleque chegou a ser empregado como menino de recados.
Mas foi afastado por inépcia.
Em seguida, foi aprendiz de gravador.
Por brincadeira falsificava medalhas e presenteava os amigos.
Descoberto, foi punido e, vejam só, tornou-se dissimulado e ladrão de pequenas coisas, como maçãs.
Durante um ano, leu todos os livros de uma loja que os alugava.
E por aí vai, narrando por etapas seu caráter, seus valores e o caminho de seu amadurecimento pessoal e filosófico.
Diz Rousseau, num dos trechos da obra:

Somente eu. Conheço meu coração e conheço os homens. Não sou da mesma massa daqueles com quem lidei; ouso crer que não sou feito como os outros. Mesmo que não tenha maior mérito, pelo menos sou diferente. Se a natureza fez bem ou mal quando quebrou a forma em que me moldou, é o que poderão julgar somente depois que me tiverem lido."

Então pronto.
Leiam!
Hehehe.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tem mais, PB: Rousseau abandonou no orfanato todos os filhos que teve com uma mulher humilde cujo romance escondia da sociedade parisiense.

Assim, aplica-se a Rousseau o velho adágio popular que ironiza a hipocrisia: "Faça o que eu digo, não faça o que eu faça!" O homem que pregou de modo tão apaixonado a igualdade, cujas cinzas repousam no panteão dos heróis em Paris, seria provavelmente preso hoje por não respeitar os direitos da criança.

Para terminar, recomendo a leitura de "O Cachorro de Rousseau", livro que narra o encontro do famoso pensador genebrino com o também pensador escocês David Hume.

Jornalista disse...

Você esqueceu de dizer, amigo, que Jean-Jacques foi um pensador revolucionário, um rebelde que inspirou revoluções e cujas palavras lançaram os fundamentos do liberalismo, que, aliás, é a base ideológica do PMDB,do qual todos os grandes líderes (Ulysses, Tancredo) foram liberais, herdeiros de JK, o maior líder liberal que o Brasil já teve.

Anônimo disse...

Sobre a Revolução Francesa, recomendo que assistam Danton:o processo da revolução. Sim, herdamos os princípios, mas os próprios revolucionários se comeram por dentro. As mãos sujas do sangue da guilhotina, esse detalhe todos esquecem. Observando o processo eleitoral, lembro-me da perseguição e dos conchavos para assegurar o poder. Ps: Ultimamente estou lendo "A revolução dos bichos", um livro sempre atual, e como.

Anônimo disse...

Desrespeitado pela campanha tucana, solicito direito de resposta
Publicado em 20-Out-2010
Sou atacado, de forma vil, pela campanha de Serra...
Desrespeitado diariamente em meus direitos pela campanha de José Serra (PSDB-DEM-PPS) solicitei direito de resposta contra a propaganda eleitoral em que sou citado. Ao todo a campanha tucana já veiculou indevidamente - não sou candidato - 24 inserções a meu respeito em sua propaganda no horário gratuito de TV destinado às eleições presidenciais.

Reivindico à Justiça Eleitoral um minuto de direito de resposta para cada inserção. Na propaganda, sou tachado de "membro de quadrilha", como se eu já tivesse sido condenado criminalmente, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não julgou o processo a que respondo naquela Corte.

É indiscutível que esta propaganda infame da oposição é ilegal e desrespeita os princípios constitucionais que garantem a mim e a todo cidadão brasileiro a proteção a honra e a imagem, o direito de resposta e de presunção da inocência.

Propaganda tucana desrespeita-me e afronta meus direitos

A propaganda tucana desinforma os telespecatadores e o público em geral ao mentir e afirmar que a candidata a presidente da República, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) foi minha testemunha no processo a que respondo no STF. Ela foi testemunha do ex-deputado Roberto Jefferson.

A propaganda da oposição na TV - conforme destaco no pedido de direito de resposta - utiliza "artifícios de retórica e técnicas de publicidade" proibidos pela legislação que claramente "impede a divulgação de fatos sabidamente inverídicos e de propaganda ofensiva que venham a atingir a honra e a imagem de qualquer pessoa".

Além disso, a utilização indevida de minha imagem, sem qualquer autorização, afronta meu direito constitucional à inviolabilidade e proteção, provocando danos que atingem não só a mim, mas também aos meus familiares e amigos.

Com estas inserções caluniosas, a coligação partidária que sustenta a candidatura de José Serra difunde mensagens inverídicas com as quais pretende induzir o telespectador inevitavelmente a firmar conclusões deturpadas a meu respeito e que afrontam meus direitos fundamentais.

Nadinha de souza disse...

Amigo, em relação à Guilhotina, prefiro Trotsky: "ao ver a calma do recém-nascido, ninguém lembra das dores do parto". Sem as revoluções, inclusive com seus excessos, o mundo seria o que?

Anônimo disse...

Para o Jader continuar suas leituras imperdíveis recomendo "Cândido e o Otimismo", de Voltaire. Uma obra prima que gira por dentro e em torno do poder. O que os palácios e os áulicos escondem, as ruas revelam. Com suas mazelas e misérias humanas.

Mariana Cruz

Anônimo disse...

É verdade, das 8:05, o cara abandonava suas crias na "roda da fortuna" e revelou isso nas suas "confissões". Isso é ser revolucionário. ele jurava que os filhos estariam melhor nas mãos das religiosas... E o que o Jáder faz com o povo do Pará - abandona pra encher as burras.

Anônimo disse...

Prezado Leopoldo Vieira,


Todas as revoluções socialistas fracassaram (é chato ter que repetir isto, mas alguns insistem em ignorar a realidade).

Na verdade, as revoluções, em sua maioria esmagadora, têm a tendência de ser autofágicas, ou seja, devoram seus próprios filhos ou criadores.

Foi assim com a Revolução Francesa, pois Danton e, depois, Robespierre e Saint-Just morreram pela guilhotina.

Para ti, que (ainda) acredita na força das revoluções (aqui, força pode ser entendida como emprego deliberado da violência e não tem qualquer relação com o uso do discurso e da ação), recomendo a leitura do livro On Revolution (traduzido para o português como "Da Revolução") da filósofa Hannah Arendt.
Nele, HA explica porque todas as revoluções fracassaram, exceto a Revolução Americana de 1776.