quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Criminalidade explode e assusta em Igarapé-Miri

Candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado esteve no último final de semana em Igarapé-Miri (na foto), aqui perto de Belém, no Baixo Tocantins.
Voltou impressionada, assustada, estupefata com o que viu.
Com o que viu e ouviu.
Ouviu relatos, por exemplo, de que o índice de violência explodiu no município.
Apenas no último final de semana, três jovens foram executados, um deles já arrolado como testemunha para depor sobre um assassinato.
Mortes assim são assustadoras num município de apenas 55 mil habitantes.
Tem mais.
Igarapé-Miri conta com apenas oito policiais militares.
Isso mesmo.
Oito.
Em média, dá um policial para 6.900 habitantes.
O delegado atualmente está de férias.
Enquanto isso, a cidade vai se consolidando cada vez mais como a rota preferida do tráfico, que se deslocou pra lá depois que foi reforçada a segurança em Abaetetuba.
A população não sabe mais o que fazer.
Não sabe mais a quem recorrer.
E não há sequer uma promessa de que alguma coisa será feita para socorrer inocentes da violência selvagem que avança sem controle.

5 comentários:

Anônimo disse...

A tua indignação está com muuuuitos anos de atrso, não achas? Os municípios sempre foram deixados a mercê da falta de tudo, com a população vivendo em condições sub humanas e agora a violência que explode no país como um todo é um problema nacional, estadual e municipal. Não sabes disso? subliminarmente afirmas que a situação tem a ver com atos da administração pública atual, culpa da Ana Júlia seria?
Sabes muito bem que não, válida é a denúncia aghora inválida e mesquinha e tu tentares fazer esse link com o atual governo, que tem sim responsabilidade EM GERIR O PROBLEMA SOB A ÓTICA DA POLÍTICA ESTADUAL mas jamais poderá ser acusado/a de sua causa. Em que mundo vives afinal?
Espero que não penses em deixar de postar este.

Eliene Souza disse...

Tudo é muito engraçado: até 31/12/2006 vivi 30 anos no paraíso, tudo dava certo em nosso lindo Estado, a area de saúde era perfeita digna de 1º mundo, vivia em plena segurança, a educação era nota 10, os policiais e professores, sem indicar outras categorias funcionais, recebiam salários dignos, as estradas eram conservadas, tudo, digo tudo, era a perfeita paz. Entretanto no raiar do dia 01/01/2007 o Pará entrou na escuridão, nas trevas e tudo de ruim passou a acontecer.
Bem, não sou defensora desse governo, sei que ele tem muitos erros, só que quando leio jornais, revistas blogs, fico com a imprensão que a culpa de tudo de ruim neste Estado é culpa do governo atual, só que não é, pois não podemos esquecer os "outros" que ao longo dos anos levaram o Estado ao fundo do poço, os alacid, jader, almir. Estamos fora do rumo porque acho que nunca estivemos no rumo certo. Mas não perdir a esperança de que esse dia vai chegar, que pessoas competentes, honestas, justas governarão este Estado. Mas governarão para a população e não para suas panelinhas e aliados políticos, vão deixar de lado a politicagem e vão governar com seriedade sem fazer distinção.Pode até ser utopico, mas é o que deve e pode ser.

Luiz Otavio Braga disse...

Já faz tempo que nossa terra não tem sorte na política. Lembram de Jarbas e Alacid, quando se dizia que o primeiro em Brasília prejudicava o governo do outro? Enquanto isso, no outrora pacato interior, o tráfico de drogas sagra e degenera a sociedade. Aliás, isso não está acontecendo só no interior. A rede de proteção social que poderia amenizar o problema é frágil pois o Estado não faz o mínimo para usar os recursos com inteligência e eficiencia. Ficar acusando governos e partidos esconde a responsabilidade de quem o elege e também exime o papel de fiscalizador que cada cidadão tem, mas poucos exercem. A mudança é urgente! Cidadania plena, já!

Anônimo disse...

ELIENE se o Ja Teve voltar eu posso mandar tirar a grade da minha casa e dormir de porta aberta? Posso cancelar meu plano de saúde e esperar pelo SUS? Posso matricular meus filhos na escola pública? será que ele vai corrigir as perdas de 70% dos funcionários publicos? Pelo jeito o Ja Teve é o novo SASSÁ MUTEMA DO PARÁ, "O SALVADOR DA PÁTRIA". Cruz credo!!!!

Anônimo disse...

Imaginem em Tailândia, um candidato a uma vaga na ALEPA usa a miséria do povo para se imunizar de um par de algemas da PF.Esta usando uma invasão em Marabá também. Escrevam minhas previsões...Tailandia brevemente será o municipio mais violento do Brasil. Todos os pistoleiros do Poderoso Chefão foram soltos no Maranhão e retornaram pra Tailândia.