sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Censura à Rádio Tabajara repercute no “Estadão”

O blog Radar Político publica a seguinte matéria, sob o título “Governadora do PA entra com ação de censura contra rádio do Estado”;

A coligação “Acelera Pará”, da governadora do PT, Ana Júlia Carepa, ingressou nesta quinta-feira, 19, no Tribunal Regional Eleitoral contra a Rádio Tabajara FM, tentando censurar a emissora e o programa “Jogo Aberto”, apresentado aos sábados pelos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou. Ela quer que a emissora seja multada por ter criticado o aluguel de 450 carros pela Polícia Militar. Para a coligação, a crítica atingiria a governadora, favorecendo seus adversários na disputa. A emissora tem 48 horas para apresentar defesa.
O jornalista Carlos Mendes alega que a rádio cumpriu o seu papel jornalístico e responde por uma acusação que, segundo ele, ‘castra’ a profissão. “Ela não quer crítica nenhuma. Pareceu mais uma atitude de desespero, porque na última pesquisa Ibope publicada no Pará, a governadora apareceu com 53% de rejeição”, afirmou.
O jornalista da Rádio Tabajara adiantou que começará a mover ação de defesa já nesta sexta-feira e enfatizou que os ataques da coligação governista não o intimidaram. Assegurou inclusive que o programa irá ao ar amanhã, seguindo a programação normal do sábado.”Amanhã, durante o programa ‘Jogo Aberto’, vou largar o pau. E vou oferecer pra eles (da coligação) a música do gênio Erasmo Carlos ‘Pode vir quente que eu estou fervendo’, disse em tom de revolta.

3 comentários:

Zeca disse...

Tá bom, quer dizer que elogiar não pode, criticar pode?

O PSDB está com representação na Justiça Eleitoral contra o PT por que o Mercadante no programa eleitoral elogiou o Governo Federal e o Lula que nem é candidato.

Se não pode elogiar também não pode criticar, lógico não é?

Anônimo disse...

A questão central é saber se a notícia divulgada é verdadeira ou mentirosa, nada mais. Se for verdadeira, não há razão plausível para tentar calar os jornalistas que a divulgam, até porque os atos da Administração Pública devem obedecer ao princípio da publicidade - e a locação dos 450 carros para a PM permanece envolvida num manto de obscuridade.
Se a notícia for mentirosa, então o governo pode processar os que a divulgaram, mas nunca deve pretender simplesmente calar sob o pretexto de que isso beneficiaria os adversários.

Zeca disse...

Discordo, a questão central é saber se a Rádio Estava Funcionando legalmente ou não independentemente das críticas. Se a Rádio estava funcionando legalmente os responsáveis pelo fechamento e pela apreenção dos equipamentos deverão responder pelos seus atos.
Mas se a Rádio estava funcionando na ilegalidade tem que fechar mesmo, a pouco tempo fecharam diversas rádios piratas e ninguém falou nada. Ou fecham as rádios ilegais ou abrem para quem quiser o que eu acho que seria realmente democrático.
Outra coisa, o site deles está funcionando normalmente e a Internet está livre para fazer campanhas eleitorais, caso o site seja particular.