O blog da Professora Edilza Fontes traz uma interessantíssima abordagem sobre o processo de criação de uma marca, de uma imagem do governo do Estado.
A postagem ampara-se em informações que lhe foram passadas por um aluno do sétimo semestre do curso de Publicidade e Propaganda.
Diz lá a professora, com base nas informações do estudante.
A identidade é como o produto é, e a imagem é como o produto que ser percebido e que elas precisam estar em sinergia. Não adianta a imagem ser diferente da identidade do produto, pois a campanha não se sustenta muito tempo, ou seja, é necessário primeiro saber de fato qual a identidade do governo, para depois se trabalhar a imagem, pois senão, a mensagem será truncada e difusa.
Prossegue a professora:
Este aluno acredita que a imagem do governo hoje é muito confusa, ele lembrou que até para se definir a logomarca (no início do governo) foi uma novela. Pela primeira vez na vida, ele viu um governo com uma marca provisória, até a definição da logomarca oficial. Outro ponto que ele me disse é que o slogan do governo, “Pará Terra de Direitos”, já é excludente, na mensagem subliminar. Na faculdade em que ele estuda, a turma dele tirava “a maior onda”, dizendo que os canhotos eram excluídos. Quando se cria um slogan ou uma marca, será necessário testá-la, levando-a a aprovação com grupos sociais previamente escolhidos e levantar todos os prós e contras.
Sem dúvida.
Criar uma imagem para um governo é algo dificílimo.
É coisa para marqueteiros profissionais.
Profissionalíssimos.
E marqueteiros – tanto os profissionais como os profissionalíssimos – sabem muito bem o seguinte: a cara do governo não é a cara do governante – seja ele governador, seja ela governadora.
Isso seria personalismo, é claro.
E propaganda com dinheiro público não pode ser personalista.
O essencial, portanto, é que o produto seja bom.
É preciso que o produto possa ser trabalhado em dimensões que se sintonizem exatamente com a imagem que o governo pretende ter.
O governo Ana Júlia, ao que parece, deu-se conta disso apenas de um ano pra cá.
E agora tem que correr.
Tem que correr muitíssimo para firmar uma imagem, um conceito, uma cara.
Qual a cara, afinal, do governo Ana Júlia?
9 comentários:
Ó grande desafio do marketing desse governo é mudar, ou melhor, tirar a marca que a Ana júlia criou nesses quase quatro anos: o governo da incompetência.
"Bom" de que ponto de vista?
O nazismo não foi bom mas utilizou a propaganda como ninguém, certo professora?
Bem, como se faz caro poster, para protestar, reclamar, denunciar, por exemplo, de uma propaganda mentirosa como a do Projeto "faz estrada"?
A propaganda reza que os 143 municípios ganharam patrulhas mecanizadas, para melhorar as estradas e escoar a produção, etc... tarararara.....
Tomo como exemplo o município de Maracanã, que recebeu de bonomia da governadora um trator de rodas (agrícola e uma caçamba). O programa não era o tal de "faz estrada"????
Como se faz um ramas, uma vicinal, sem a patrol e sem a pá mecanica.
Se foi comprado kits de máquinas paritariamente para todos os municípios, pq não se entrega completo o maquinário?
que governo mentiroso esse hein?
A "Cara" ( não a cara) desse governo poderia ser sintetizada em pouquíssimas palavras.
"Incompetência; escândalos; conchavos e propaganda enganosa."
O governo que esta acabando sem ter começado.
a propaganda desse governo nunca teve cara institucional. A cara sempre foi a da desgovernante. Basta conferir quanto slogans já teve. Se acham a propaganda de TV ruim, ouçam a do rádio e verão que a coisa é muito mais feia. O pior é que a partir desse desastre não vemos nenhuma liderança decente surgir. Daqui a pouco, estarão no poder Jeferson Lima, Helder Barbalho, Cássio Andrade... Não temos, mesmo, nenhum futuro. É uma pena!
A marca desse governo é a corrupção
É o governo do cara de pau que mente mente e pensa que todo povo tem o nariz furado.
Isso é que é levantar a bola para a tucanalha. Qual é a cara do governo? E a tucanalha ataca. Belo serviço. Isso é que é ser tucano, sem ter carteirinha. Por que você não pergunta qual era a cara do governo Jatene? do governo Almir? do governo Jader? do governo Hélio Gueiros?
Penso que a questão tem resposta simples: Não tem cara! È um DESoverno. Tem sim digital e ela é a corrupção, a incompetência, a inépcia.
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