quinta-feira, 24 de junho de 2010

É preciso dialogar com a Vale, sem baixar a cerviz

Do jornalista Francisco Sidou, sobre a postagem Riqueza para a Vale, poucas contrapartidas para o Estado:

Permita-me também assinar embaixo a lúcida e brilhante manifestação desse grande artista paraense que é o Luiz Braga. Ele está coberto de razão. A grande Imprensa tece loas às grandes realizações da Vale, sem questionar a "herança" que pode ficar com o povo paraense, após a "exaustão dos materiais e das minas", a exemplo do que ocorreu no Amapá, onde, após 50 anos de exploração colonialista do manganês, ficaram apenas enormes buracos, a desolação e a pobreza.
No caso do Pará, perdemos o porto de escoamento dos minérios da Vale, que seria a "ponta da Tijoca", apenas porque Sarney , com maior prestígio junto aos militares, "provou" que o Porto do Maranhão tinha maior "calado".
Calados ficaram, na época, nossos "lídimos" representantes no Congresso Nacional, sem falar que tínhamos um ministro no regime de força. Mas que não teve força para "peitar" Sarney.
Você tem toda a razão, caro Luiz Braga. Precisamos de governantes que tenham coragem de dialogar com a Vale, sem baixar as calças nem a cerviz.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que esse Luiz Braga é outro...

Francisco Sidou disse...

Será que não foi o nosso grande artista da imagem quem mandou ver na Vale ? Com a palavra, o nosso competente poster Paulo Bemerguy para esclarecer essa prosaica questão.

Poster disse...

Sim, caros amigos.
Ele é ele (rsss).
O próprio Luiz Braga, o nosso grande fotógrafo.
Abs.