segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa: governo envia 63 funcionários à Africa do Sul

Giselle Mourão, do Contas Abertas

O governo federal brasileiro enviou pelo menos 63 funcionários ao país sede da Copa do Mundo da África. Eles têm de cumprir atividades variadas como participar de ações promocionais do Brasil e da cerimônia de abertura do evento, acompanhar e assessorar ministros, auxiliar a Polícia Nacional daquele país, entre outras. Órgãos como o Ministério da Justiça, do Esporte, do Turismo, da Cultura, a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) liberaram recursos para custear a ida de servidores da administração federal direta e das empresas estatais à nação africana (veja aqui a relação das pessoas que foram para a África do Sul).
O Ministério da Justiça foi a pasta que mais enviou funcionários à África (15 no total). Entre os que foram trabalhar no evento estão delegados, peritos, agentes da Polícia Federal, chefe da divisão de operações de inteligência policial e vários coordenadores de outras áreas de segurança. As justificativas para as viagens variam entre “auxiliar a Polícia Nacional da África do Sul durante a Copa do Mundo da FIFA 2010, em Pretória” e “com objetivo de integrar equipe brasileira do Comitê Organizador Brasileiro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que avaliará os trabalhos desenvolvidos para a organização da Copa 2010, em Joanesburgo”.
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia especial do Ministério do Turismo, foi o segundo órgão com maior quantidade de empregados que foram ao país da Copa. Coordenadores da área de publicidade e marketing, dos mercados Europa/Ásia/África e de Relações Públicas, chefe da assessoria de comunicação, diretores e a presidente da Embratur, Jeanine Pires, viajaram para a África do Sul com despesas pagas pelo instituto.
O Ministério do Esporte financiou a ida de sete funcionários, além do ministro Orlando Silva, para a abertura da Casa Brasil 2014, que foi inaugurada na última terça-feira com o intuito de divulgar o país para a próximo Copa. O ministro também participou da abertura da Copa. Além disso, divulgaram o lançamento do livro “Brasil de todas as Copas” e comemoraram o Dia da Juventude, com distribuição de material esportivo do órgão. Outras pastas também mandaram representantes para a inauguração.

Leia mais aqui

Nenhum comentário: