sexta-feira, 4 de junho de 2010

O verdadeiro cenário aberto por Domingos Juvenil

No blog do deputado Carlos Bordado, sob o título acima:

Pelo que tenho lido nos jornais e nos blogs, a candidatura do presidente da Alepa, Domingos Juvenil, do PMDB, ao governo do estado, está sendo tida e havida como um grande enigma.
Não que política seja coisa simples - não é e não poderia pela sua natureza - mas creio que não existem tantas coisas assim entre o céu e a terra. Vejamos:
1 - O deputado Juvenil apoia Dilma e, no Pará, sua candidatura está dentro da tática “marchar separados e golpear juntos" (há várias maneiras de uma aliança se expressar). No caso, no segundo turno, a candidatura do PSDB. Os tucanos estão fora do arco de aliados dos peemebistas do Pará, que são lulistas desde de sempre e parceiros de primeira hora da candidata do presidente.
2 - Quem vai para o segundo turno? Pelo menos, segundo a pesquisa divulgada na Folha de São Paulo, está claro que a governadora está garantida, pois é líder nas pesquisas e sua rejeição despencou, conforme dizia aqui no blog que iria acontecer quando a população começasse a conhecer o governo com "nomes e números" de obras e a concepção destas.
3 - A candidatura do deputado Juvenil não concorre com a da governadora Ana Júlia e sim com a do ex-governador Simão Jatene, tirando votos importantes do tucano, contribuindo para, uma vez perdida a eleição, varrer o PSDB do mapa da viabilidade político-eleitoral no estado por muitos anos. Inclusive, Almir Gabriel, todos sabem, abertamente não deseja fortalecer Jatene e um PSDB, para ele, subordinado dos interesses de São Paulo (José Serra) e da Vale. Gabriel fala, inclusive, em votar em Dilma ou Marina. Diz que ele participou desse acerto com Jáder.
4 - O deputado Jader fez o que sempre se propôs: candidatar-se ao Senado, a partir de um bom acordo com o PT. João Batista, Paulo Rocha, Everaldo Martins, Zé Eduardo Dutra, Alexandre Padilha, Ana Júlia e Zé Dirceu, tratando com Jáder, conquistaram a vitória do entendimento político e da aliança programática.
5 - A saída de Jáder da disputa, faz com que pelo menos 2/3 de seus votos migrem para a governadora, segundo pesquisa que fiz no Círio (para bom entendedor...), bem como esta, após a consolidação da opção pelo Senado, tende a receber boa parte dos apoios de prefeitos do PMDB já no primeiro turno.
6 - Para melhorar a situação, PTB e PR devem compor a chapa da governadora. Não apostem no contrário.
Esse é o verdadeiro cenário posto.
Os que, falando por porta-vozes, buscando descrenciar a coordenação política que viabilizou esse cenário favorável - com a governadora crescendo nas pesquisas, tomando a iniciativa política que lhe cabe sem interlocutores, agregando desgarrados por inúmeras razões - manipulando sinais da conjuntura para tentar recuperar desgastada imagem pública, cabe refletir sobre a seriedade do que dizem, afinal, "mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira".

Um comentário:

Anônimo disse...

Parei de ler em "...pesquisa que fiz no Círio..."
Próximo texto por favor.