domingo, 22 de novembro de 2009

Dez times na briga para ir ao banquete

No AMAZÔNIA:

Dez equipes paraenses se enfrentam, neste fim de semana, na abertura da 1ª fase do Campeonato Paraense 2010. O torneio marca o fim da temporada 2009 e, também, o recomeço dos tabalhos para Tuna Luso, Sport Belém e Bragantino, que não se classificaram à segunda fase no último campeonato. A preliminar do Estadual também terá a estreia do Cametá, agora desvinculado do Vila Rica, e o retorno do Independente e do Santa Rosa, que amargaram um longo período na segunda divisão do futebol paraense.
Após nove rodadas, os quatro times de melhor desempenho passarão à fase principal do campeonato. Os dois piores serão rebaixados à Segundinha. Por enquanto, não há favoritos às quatro vagas. A empolgação com o retorno da Tuna à agenda de competições, a preparação do Cametá, que entrou no torneio pela janela, mas já até importou jogador, e o ritmo de Independente e Santa Rosa, campeões da segunda divisão, mostram o quão equilibrada deve ser a disputa por espaço na fase principal.
Embora seja tradicionalmente deficitária, a 1ª fase do Parazão 2010 tem boas chances de dar menos prejuízo neste ano. Nas edições anteriores, o torneio não saiu por menos de R$ 80 mil para a Federação Paraense de Futebol (FPF) e para os times participantes. Dessa vez, segundo Paulo Romano, diretor técnico da FPF, o rombo deve ser menor. 'Os torcedores do Independente estão empolgados com a classificação, é a estreia do Cametá, a volta da Tuna Luso e o Castanhal tem uma torcida assídua', diz.
Problema mesmo será a falta de estrutura. Já na primeira rodada a FPF teve dificuldades para definir os locais das partidas. Apenas quatro das dez equipes dispõem de estádios. Sem recursos nem infraestrutura, times como Vila Rica, Ananindeua, Sport Belém, Bragantino, Independente e Santa Rosa não têm onde mandar jogos. O Time Negra associou-se ao Gavião Kyikatejê e jogará no Zinho de Oliveira, em Marabá. O Castanhal no Maximino Porpino, o Cametá no Parque do Bacurau e a Tuna no Souza.
Como está disputando a Copa do Brasil de Futebol Feminino 2009, o Pinheirense desistiu de disputar a 1ª fase do Campeonato Paraense 2010, embora já estivesse classificado desde o ano passado. A equipe alegou falta de recursos para montar uma equipe e arcar com os custos das partidas da competição. A FPF, então, convidou o Cametá, terceiro colocado na tabela da Segundinha. O Bragantino chegou a anunciar que não participaria, mas voltou atrás.

Nenhum comentário: