quinta-feira, 3 de setembro de 2009

“Zona azul” em debate

No AMAZÔNIA:

Representantes da Associação dos Trabalhadores Guardadores de Veículos em Estacionamentos Públicos, Prefeitura Municipal de Belém, Tribunal de Justiça do Estado e Polícia Militar encontraram-se ontem à noite para debater sobre a segurança pública nas ruas, identificação e padronização dos guardadores e ampliação do projeto de estacionamento rotativo, chamado zona azul. A prefeitura garante que a ampliação do projeto 'é uma realidade'. Os guardadores ameaçam: 'Vamos quebrar os parquímetros'. O encontro foi no Memorial dos Povos e durou mais de três horas. As partes não chegaram a um acordo.
Representando a Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), o engenheiro João Renato Aguiar afirma que não há muito o que ser discutido sobre este projeto. 'Eu vim aqui hoje para falar sobre o projeto e esclarecer algumas dúvidas. A zona azul é uma realidade. O projeto está no gabinete do prefeito e em 45 dias aproximadamente sai o edital para a contratação da empresa que irá administrá-lo', explica. O projeto prevê a ampliação de estacionamento rotativo para as ruas Generalíssimo Deodoro, Benjamim Constant, Rui Barbosa, Dr. Moraes e Serzedelo Corrêa. Quem trabalha 'guardando os carros estacionados' enxerga o projeto como uma forma de excluir esses trabalhadores do mercado de trabalho.
'O ideal seria que a prefeitura entregasse esse projeto para a própria associação administrar. O dinheiro que a empresa vai pagar para a prefeitura nós também podemos pagar. Não somos contra a zona azul. Somos contrários a implantação do projeto do jeito que ele está. Queremos que este projeto seja de cunho social, gere emprego e renda e não exclusão', conta Ronivaldo Andrade, presidente da associação de guardadores. Em jogo está a administração das mais de seis mil vagas de estacionamento público em Belém.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se identificar, listar e padronizar os "guardadores" (sim, entre aspas pois, em verdade, nada guardam nem reparam) vai impedi-los de ameaçar os motoristas que estacionam?
Sim, pois a cena mais comum é o flanelão se achar o "dono do pedaço"; tomar posse da rua e cobrar a "taxa" de maneira direta e incisiva de quem ousa estacionar na sua "propriedade".
Será que essa taxa "compulsória" travestida de "opcional" não será mais uma forma de institucionalizar,em verdade, a extorsão?
E se eu negar o pagamento, quem vai se responsabilizar pelas possíveis fraturas e escoriações em mim ou no meu carro?

Ricardo Livelli disse...

Bom dia.

Uma solução para essa situação estão inplantando na cidade de Joinville onde esta sendo inplantando um novo sistema para a zona azul. Confira no site http://www.alpdex.com