sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sobre alianças e “trampas”

De Nicolau Duranz Villegagnon, sobre a postagem “PMDB está alinhado com oposição tucana”, acusa Bordalo:

Bia, a leninista complexa, desconhece que uma aliança política e uma aliança eleitoral se diferem justamente porque a primeira não necessariamente se expande até a eleição, pode ser um acordo pontual, aliás como fazem tucanos e peemedebistas neste momento, por uma questão específica.
Nem sempre uma aliança política se torna eleitoral, como PT e PMDB já fizeram várias vezes, assim como PSDB e PMDB, PPS e PT e por aí vai.
Bia, na verdade, é quem expõe um pensamento limitado a respeito das alianças políticas.
Alianças eleitorais são consequências de alianças políticas, mas que podem se desfazer, tal como PPS-PSDB e PPS-PT, recentemente.
O mais curioso é que não entrou na análise da Bia que tipo de aliança é aquela em que um partido está ao mesmo tempo num governo e numa prefeitura que se opõem uma a outra.
Ah! Imagino, deve ser a aliança "pelo bem do povo" ou "pelo bem do Pará".

A resposta de Bia:

Ave, Nicolau, sua ironia grossa (pois ironia fina é outra coisa) não explicou nada. Daí que, respeitando ou supondo sua inteligência, deduzo que você não leu o que escrevi.
Primeiro: jamais fui ou me defini como leninista.Tenho, lá isso sim, uma ferrenha comiseração pelo sofrimento do outro - o que não se confunde com piedade, please.
Segundo: não ser leninista complexa ou simplezinha não abala minha inteligência e minha capacidade de ler o que está escrito e ter muita perspicácia para ler linhas e entrelinhas. Isso sempre é bom.
Terceiro: continuo afirmando que seu partido não tem a menor idéia do que é uma aliança política, e a "interpretação" do deputado Bordalo revelou exatamente isso. Aliás, o PT no Pará, ou a sua pior fração, a DS [Democracia Socialista, tendência do PT], faz acordos, não alianças, sempre acreditando que com a sua esperteza dará o "by pass" ali na frente. Isso, meu caro, não é mesmo aliança eleitoral, sequer política: chama-se trampa!
Quarto: você tem toda razão, Nicolau, sobre as alianças políticas se desfazerem, sem, às vezes, chegarem a ser eleitorais, especialmente quando os parceiros são medíocres, desonestos e chinfrins. Há casos no planeta, garanto-lhe.

7 comentários:

Bia disse...

Boa noite, caro Paulo:

voltando aqui, me vejo duas vezes "na ribalta", como dizia o querido Juca. Obrigada pelo espaço abertíssimo..rsrsrs...

Mas, neste retorno pude observar também que faltou um PS para o Nicolau.

Se me permite, aqui vai, para concordar com a última questão dele sobre perniciosas alianças contra o povo, a partir da frase "... que tipo de aliança é aquela em que um partido está ao mesmo tempo num governo e numa prefeitura que se opõem uma a outra..."

A resposta deve estar nos astros. Ou na última eleição para a Prefeitura de Belém, onde Mário Cardoso dançou e Duciomar Costa valsou no segundo turno, ao som das marchinhas do Palácio de Inverno.

E, talvez também possam ser explicadas pelo sepulcral silêncio da bancada governista na Assembléia, no que diz respeito à administração terrível do atual Prefeito de Belém( quase criminosa, não por que eu a acuse, mas por ser alvo de ações publicas do MPF, que não as fez baseado em nada). Isso é resultado de uma base aliada e afinada: PT,PTB.

Não, efetivamente, não são alianças ou acordos pelo bem do Pará.

Abração, Paulo.

Anônimo disse...

Prezado PB,

Esse tiroteio entre Nicolau e Bia me deixou tão assustado que não me atreverei, desta vez, a opinar sobre o tema.

Só faço uma pergunta, todavia: o Nicolau não vai à réplica?
Acho que deveria...

Anônimo disse...

É melhor Nicolau ficar bem caladinho... Bia, como sempre, deu um banho... na linguagem popular: chamou de cachorro e ainda pisou no rabo...

Anônimo disse...

Em futebol, isso é o que se chama um"chocolate"!
Bela goleada, Bia. Valeu!

Anônimo disse...

Não sei se chamou o sujeito de cachorro, mas se chamou seria bom o nicolau dar uma lidinha no código penal....

Mesmo no anônimato, o que conta é a intenção, ainda mais quando pelo número dos IP's pode-se chegar ao "anônimo". Isso, é claro, mediante ordem judicial.

De qualquer forma o debate perde a consistência quando ocorrem ofensas... Seja de qual lado for.

Nicolau Duranz Vilegagnon disse...

Na primeira replica, Bia apenas preocupa-se com seui ego a gastar três parágrafos dizendo-se não leninista. No mais, só repete, sem argumento qualquer, que o PT, na opinião (modesta) dela, não sabe o que são alianças.
No "PS", ela acusa o governo de apoiar no segundo turno um prefeito do PTB, que é da base de apoio. Muito embora, tenha sido obra da DS, a corremnte que ela mais desanca, me fazendo estranhar porque a cita, já que é um exemplo de desvio de conduta para ela. O PT, assim como o "coerente" e "programático" PPS, foi de PMDB.
Não sei como ficam ara ela essas duas virtudes do PPS quando da aliança com a prefeitura de Edmílson e o governo de Almir no passado. Nem como a aliança com Almir pode ter sido bia para o povo. Deve ser tão boa quanto o atual acordo com o ex-PFL e o PSDB.
Continuarei na minha saga de fazer o contraponto a Bia. Arrogância tem quem pode...

Bia disse...

Ave, Nicolau:

Bom revê-lo.

Meu ego é grande. Quase do meu tamanho. Diferente da arrogância - coisa de quem acha que pode - é coisa de quem merece. E discorrer sobre ser ou não leninista foi uma provocação pobrezinha sua, não minha.

A opinião sobre a incapacidade do PT e, especialmente a fração que nos assola, a DS, de fazer alianças, é opinião, corroborada pelos fatos.

No meu PS, eu não acusei o governo de apoiar o candidato do PTB: o governo apoiou o PTB e usei o exemplo para apontar como algumas coalisões - é melhor ou pior do que aliança??? - existem e fazem parte do mundo real. Eu só constatei o acordo – é melhor assim? – PT/PTB.

E estava aqui pensando em continuar nossa conversa numa "boa" quando percebi, no seu comentário, um ato falhíssimo: você pulou no galho errado. Confundiu-me com o que não sou – filiada ou militante do PPS.

Por você saber que sou assessora do Deputado Arnaldo Jordy, função que exerço com muita honra, confundiu-me com o Partido. Errou o tiro, Nicolau. Você gastou balas à toa. Atirou no pé. Mas, com isso facilitou nossa conversa e clareou o foco: se quiser discutir o papel do PPS nas alianças ou atingir o PPS, melhore a artilharia. Ou dirija ao PPS seus questionamentos.

A mim, continuam faltando respostas que a sua arrogância – assim disse você - não lhe permitiu corresponder. E, sabe, Nicolau, inclua-me "fora" das suas sagas. Relaxe!


Abração, Paulo