quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Polícia indicia três no caso de estelionato nos Bombeiros

No AMAZÔNIA:

Dois subtenentes e um ex-sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará foram indiciados por formação de quadrilha, estelionato e falsificação de documentos. Foi esta a conclusão do inquérito policial presidido pelo delegado Rogério Moraes, diretor da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), que apurou o episódio em que 117 pessoas pagaram por uma suposta vaga na corporação, sem precisar passar no concurso público para soldado do Corpo de Bombeiros do Pará.
Os indiciados são os subtenentes Emanuel Natalino de Souza Junior e De Souza, mais o ex-sargento Emerson Nelson Gomes da Silva.
O inquérito policial descartou qualquer possibilidade de participação do comandante geral da corporação, coronel Paulo Gerson. Após as investigações envolvendo o caso, a polícia concluiu que a acusação feita por Emanuel Natalino de Souza Júnior foi apenas uma tentativa de desviar o rumo das investigações.
A prisão do subtenente bombeiro aconteceu na manhã do dia 27 de agosto deste ano, quando o acusado tentava uma consulta na Policlínica do Corpo de Bombeiros para conseguir mais um atestado médico que lhe conferisse uma licença de saúde.
O esquema de estelionato que de acordo com as investigações era comandado por Emanuel e Emerson foi descoberto no dia 23 de julho. Nesta data, as 117 pessoas que deram dinheiro a Emanuel se apresentaram no Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (CFAE) com enxoval da corporação, para entrar sem concurso público no curso de formação de soldados.
Segundo as investigações, Emanuel comercializou as vagas mediante pagamento de valores que oscilaram entre R$ 4 mil a R$ 18 mil, com pessoas moradoras do mesmo conjunto que o seu, o Catalina, no bairro do Bengui. É possível que os três acusados de participação no golpe tenham arrecadado junto às vítimas mais de meio milhão de reais.
Com o encerramento do inquérito policial, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros informou que vai instaurar o Conselho de Disciplina para a expulsão dos dois subtenentes, já que os crimes praticados feriram a honra, o pudonor e o decoro da classe.
O ex-sargento bombeiro Emerson Nelson Gomes da Silva, expulso a bem da disciplina do Corpo de Bombeiros pelos mesmos motivos em 2001, continua foragido e a Polícia Civil, que continua as buscas para cumprir o mandado de prisão que já existe contra ele.

Nenhum comentário: