quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Placa ameaça desabar

No AMAZÔNIA:

Uma placa com informações turísticas no Ver-o-Peso está prestes a cair. A sinalização localizada na avenida Portugal esquina com a rua Padre Champagnat, no bairro da Cidade da Velha, era fixada com duas argolas de metal, no entanto, um desses suportes arrebentou. Com isso, a placa está sustentada somente com uma das argolas. Além disso, o problema passa despercebido pela população que transita ali e é um perigo para os pedestres, já que embaixo está uma faixa de travessia. A placa indica a localização de pontos turísticos de Belém, como a Catedral Metropolitana, Museu de Arte Sacra, Forte do Presépio e Mangal das Garças.
A secretária Silva Melo confessa que nunca tinha notado a placa naquela situação, mas afirma que ficou preocupada. 'É um absurdo. Nada foi feito para reparar essa placa. Isso ainda pode causar um acidente sério. Vou evitar passar por aqui. Já pensou se isso cair na minha cabeça?', disse.
Problemas também são enfrentados pelos turistas que visitam a capital paraense. Cristina Samisoum veio do Suriname e é a primeira vez que visita Belém. Ela disse que situações como essa dificultam para os que não conhecema cidade e precisam de informações. 'Não é bom e ainda é perigoso. Já pensou se cai em alguém. Por isso, eu estou utilizando um mapa para me guiar pela cidade', disse.
A doméstica Estelita Costa estava revoltada com a situação. 'Ela pode cair e provocar uma acidente a qualquer momento. Se desse uma chuvas daquelas de inverno, com certeza essa placa já estaria no chão. Eu sempre atravesso um pouco afastado da faixa preocupada com essa placa', afirmou a doméstica.
Sobre o problema da placa de informação turística, a Coordenadoria Municipal de Turismo - Belemtur - informou, em nota enviada à redação, que já adotou as medidas de remoção da placa de sinalização turísticas, para efeito de revitalização. A empresa de manutenção deverá retirá-la o mais rápido possível.
Outro problema é detectado no bairro do Comércio. O corrimão de concreto da escada localizada no Boulevard Castilhos França esquina com a subida da avenida Presidente Vargas está danificado. O taxista Eliano Guimarães, que trabalha na região há 10 anos, disse que já viu pessoas caírem na escada. Segundo ele, o corrimão foi quebrado depois de um acidente de trânsito. 'Foi uma colisão entre uma carro e um ônibus há mais de dois anos e até agora ainda não fizeram a reconstrução do corrimão. Idoso e deficientes já caíram, porque quando eles precisaram não tinham em que se segurar', disse.
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou, em nota, que vai enviar técnicos ao local para realizar o levantamento dos serviços que deverão ser executados para recuperação do corrimão.

Nenhum comentário: