quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Barco aderna no Ver-o-Peso

No AMAZÔNIA:

O excesso de carga transportada pode ter provocado afundamento de uma embarcação, na madrugada de ontem, no Ver-o-Peso. O barco pesqueiro carregava aproximadamente dez toneladas de piramutaba, que seriam descarregadas no mercado, e não teria suportado o peso da mercadoria. A proa e a cabine do barco pesqueiro foram tomadas pela água. Nenhuma pessoa ficou ferida.
Segundo Edmilson Gomes, a embarcação vinha da região pesqueira da Ilha do Marajó com cinco tripulantes e chegou ao mercado do Ver-o-Peso por volta de oito horas da noite de ontem. 'A gente só começou a tirar o pescado às duas horas da madrugada. Quando chegamos aqui a maré estava baixa e ao encostar o barco, a quilha da proa quebrou. Com isso, o barco não conseguiu escorregar na cheia da maré, depois inclinou e começou a ser tomado pela água', afirma o pescador que trabalha no mercado desde os 14 anos de idade.
Para tentar impedir que o barco fosse tomado pela água, os pescadores das outras embarcações amarraram cordas e o puxaram. No entanto, o trabalho de resgate não teve sucesso. Com isso, o mastro e a proteção lateral foram quebrados. Antes do barco inclinar totalmente, os tripulantes ainda conseguiram descarregar cerca de 250 quilos de peixe que estavam armazenados em caixas de isopor. O restante do pescado, 8,5 toneledas, estava armazenado na urna da embacação, que, segundo Edmilson, estava isolada e não teve contato com a água do rio.
Quando os pescadores se deram conta que os trabalhos para tentar puxar o barco não estavam oferencendo resultados positivos, eles acionaram o Corpo de Bombeiros por volta de quatro horas da madrugada. De acordo com o subtenente Ruan Ribeiro, a versão de Edmilson não é coerente. 'Eles chegaram à noite e colocaram o barco na rampa. Com o movimento de retirada do peixe e a maré baixa de madrugada, fizeram com o que o barco inclinasse. Por isso, eles só acionaram o Corpo de Bombeiros quatro horas da madrugada quando a maré já estava enchendo novamente', disse o subtenente.
Ajuda - Segundo Ruan Ribeiro, a embarcação estava parada cerca de 15 metros da margem do Ver-o-Peso e foram os homens do Corpo de Bombeiros que puxaram o barco para a rampa próxima ao cais. No final da manhã de ontem, os bombeiros fizeram o esgotamento na embarcação, que é a retirada da água de dentro do barco com auxílio de uma bomba.
Edmilson afirma que apesar de todos os esforços para tentar salvar a embarcação ainda vai ter prejuízos. 'Vou ter ficar uma semana ou um pouco mais sem trabalho, porque tenho que limpar o motor e consertar o que ficou quebrado, como o mastro, na hora em que tentamos salvar o barco. Além disso, o meu sustento e sobrevivência depende desse barco. É com ele que posso pescar e tirar um dinheiro', disse.
Técnicos da Vigilância Sanitária estiveram no mercado para fazer inspeção e analizar as condições do pescado que estava na urna do barco. Caso a água do rio tenha entrado em contato com os peixes, todo a carga deveria ser jogada fora, já que estaria imprópria para consumo.

Nenhum comentário: