quarta-feira, 23 de setembro de 2009

“Os que incomodam que se retirem”

Do leitor Newstein, sobre a postagem Pub respeita medida, mas clientes chiam:

Vejo a lei antifumo com bons olhos, pois fumante, no auge da secura de seu vício, nem sequer observa quem está ao seu lado, acende o cigarro e você que saia de perto, se não quiser levar uma baforada.
Agem tipo - os incomodados que se retirem.
Só que agora o feitiço virou contra o feiticeiro.
Os que incomodam é que se retiram!
Saia, vá à rua, à calçada, ao jardim, perca 10, 15 minutos de sua vida e fume à vontade, respeite os outros e o direito a uma vida saudável e sem fumo, aproveite e largue o vício do cigarro.
Se preferir, continue fumando e se mate, bem longe de mim!

6 comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma sugestão: deviam comercializar uma espécie de saco impermeável onde os fumantes pudessem colocar na cabeça enquanto fumam. Ninguém precisaria ter que deixar o lugar e o fumante ainda aproveitaria cada centavo do seu dinheirinho respirando até a última fumacinha. Tá vendo. Todo mundo sairia ganhando...

Bia disse...

Boa noite, caro Paulo:

sou fumante. Inveterada. Assim, minha opinião não será levada a sério pelos não-fumantes. Aliás, faço uma diferença dentro desta categoria. Um não-fumante costuma ter posturas civilizadas em relação ao fumante. Critica-o, desgosta-se com o vício, reclama se há incomodo. Muito justo. E sempre é educado.

Já o ex-fumante, ai, meu Santo Ambrósio! É, no geral, intolerante, injusto, furioso às vezes. Costumo brincar com meu irmão - que só tem dois defeitos: é um feroz ex-fumante e um convicto palmeirense! - que só há uma categoria pior do que esta: a dos ex-comunistas.

Mas, voltando ao meu lamento, a lei é dura demais. Porque eu não acho que quem não fuma deve fumar comigo. Não acho que devo soltar baforadas no nariz dos outros. Mas, acho que o estabelecimento privado - bar, restaurante, boate, lanchonete - que tem condições de criar espaços separados para o fumante, não pode ser impedido de fazê-lo.

Quanto ao fato do fumante ser um problema da saúde pública, pois gasta com seus pulmões deteriorados o dinheiro do sistema público, há muito, mas muito tempo mesmo, ando desconfiada de que quem quis economizar foi o sistema privado. Por isso a campanha anti-fumo foi tão fundo. Por isso, tanto êxito.

Só temo agora que venha a caça aos obesos! Nós também oneramos o sistema de saúde! Com essa dupla criminalidade, como eu, só indo pedir asilo em Honduras.

Abração.

Newstein disse...

Caro Anônimo, gostei da sua idéia, o fecho poderia ser do tipo zip para facilitar o fechamento do "smoke bag" e poderia inclusive ser utilizado como um fumacê contra os mosquitos da dengue! kkk

Anônimo disse...

Sou a favor das restrições ao fumo, inclusive em locais privados e no combate e visão do fumo como problema de saúde pública, mas gostei dos argumentos da Bia. Bem escritos, lógicos, inteligentes, abertos à discussão, deveria ser destacado no blog. Na minha opinião, "espaço para fumantes" não protege os não fumantes (a não ser aquelas câmaras com exaustores para fumantes que existiam em alguns aeroportos) então continuo de acordo com a nova legislação, desde que ela seja coerente e aplicada de maneira real.

Mário Elias disse...

Newstein, concordo com vc, não respeitam ninguém, acendem a chaminé e saia de perto, fumaça pelas ventas aos quatro cantos.
Quer fumar, fume! mas respeite a escolha e o direito dos outros que não fumam, ninguém é obrigado a fumar passivamente!

Anônimo disse...

Não entendo como em pleno 2009 com acesso a toda e qualquer informação sobre os malefícios do cigarro ainda tem pessoas ignorantes que insistem no desprazer do cigarro!
Repudío veemente o cigarro, tenho pena dos fumantes, pessoas fracas dominadas pelo tabaco.