quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Idosa é achada morta com sinais de estupro

No AMAZÔNIA:

Uma mulher de 89 anos foi encontrada morta e com indícios de violência sexual, ontem, na casa onde morava sozinha há cerca de 20 anos, localizada na travessa São Pedro entre as ruas João Diogo e a Avertano Rocha, no bairro da Cidade Velha. O corpo de Maria de Lurdes Botelho estava na sala do imóvel, sobre uma cadeira, seminu da cintura para baixo (com as roupas íntimas arriadas até a perna), com o vestido levantado e com a cabeça pendendo para o lado. Por esses sinais, há forte suspeita de que Maria de Lurdes possa ter sido vítima de violência sexual.
Não havia sangue na casa, mas o televisor estava ligado. Um buraco grande foi feito no forro do imóvel e portas foram arrombadas. Policiais notaram que a morte da idosa ocorreu ontem, pois o corpo ainda estava quente no começo da noite. Em até 15 dias, sairá o resultado dos exames do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves sobre o caso e será possível saber se realmente houve ou não violência sexual. Maria de Lurdes iria completar 90 anos no próximo dia 22 de outubro.
Mistério - Por volta das 15 horas de ontem, o flanelinha Joaquim Francisco Freitas, 50 anos, foi até a casa de Maria de Lurdes para apanhar os baldes com que trabalha no perímetro, e que sempre deixava armazenados no pátio de entrada da casa. Joaquim chamou por ela e não teve resposta. Estranhou, também, que a casa estava toda fechada, o que não era do feitio da senhora. 'Foi, então, que eu olhei pela janela da sala, e vi os pés dela, ela sentada em uma cadeira', contou.
Diante do que viu, o flanelinha saiu acionando os vizinhos, Corpo de Bombeiros e a polícia. Joaquim dise que a idosa morava sozinha, e que de vez em quando alguma pessoa da família comparecia até a casa para visitá-la, em geral, em datas comemorativas. Maria de Lurdes não tinha filhos. O sobrinho dela, Augusto Botelho, foi até a casa da idosa no começo da noite e disse que uma pessoa vinha duas vezes por semana ver como estava a idosa. 'Ela me pedia para comprar bobó para os gatos dela', relatou Joaquim Freitas.
Cenário -Para o comandante da 6ª Zona de Policiamento, capitão Vicente Neto, da Seccional do Comércio, 'há sinais que sugerem ter havido violência no local, mas somente o laudo do IML vai poder dizer com precisão o que houve na casa'. O capitão teve acesso ao local do crime, guarnecido por policiais militares e civis, para o trabalho dos peritos criminais. Ele confirmou que a casa foi arrombada pelo teto e em uma porta lateral.
A diretora da Seccional do Comércio, delegada Christiane Lobato, afirmou que há indícios de que a vítima foi abusada, mas que tudo será esclarecido a partir da perícia do IML. 'Havia um cheiro forte na casa, com dois pavimentos, e que estava muito suja, largada', afirmou a delegada, informando que foi verificada que Maria de Lurdes gostava de criar gatos. No local, foram identificados 18 gatos. A delegada disse que um porta interna foi arrombada. O caso está sendo investigado pelo delegado Costa Neto.
Sobre o arrombamento, a polícia obteve a informação de que Maria de Lurdes teria comentado ontem ter notado barulhos de alguém dentro da casa com Antônio Carlos Moraes de Souza, que costumava levar refeição para ela e os gatos. A polícia investiga o fato de uma motocicleta Bizz verde escuro placas Ananindeua-PA JUK-3547 estar estacionada em frente da casa da vítima há dois dias. O veículo ficou de ser levado para a Seccional do Comércio. No começo da noite, o corpo de Maria de Lurdes foi removido pelos servidores do CPC Renato Chaves.

Nenhum comentário: