quinta-feira, 24 de setembro de 2009

“É preciso a busca pelo máximo! Boa luta à polícia!”

Do bacharel em Direto Roberto Paixão Júnior, sobre a postagem A remuneração dos militares e a qualificação:

Não é fácil alterar culturas, mas é preciso identificar quando modificações são necessárias.
Muitas vezes, sem saber, somos estimulados a nivelar as coisas "por baixo". Quer ver?
Tempos atrás, governos desestimularam a educação pública, pagando péssimos salários aos professores, para assegurar que a iniciativa privada pudesse fazer investimentos com imensa segurança de retorno nessa área.
De igual modo com a saúde pública, cuja miséria no pagamento dos salários dos médicos e demais profissionais da área apenas serviu para estimular as atividades da iniciativa privada. Resultado: hoje quem não pode pagar pelo atendimento em hospital particular ou ter um plano de saúde acaba por se submeter a experiências desagradáveis; ou isso não ocorre?
A "bola da vez" parece que é a polícia, ao menos em relação aos Estados da Federação, pois as que são mantidas pela União recebem boas remunerações.
Faz pouco tempo e o Poder Judiciário, bem como o Ministério Público, tinham péssima remuneração, exatamente em época que se falava muito em Justiça Privada. Mas essas carreiras conseguiram melhorar o quadro de desestímulo a que estavam submetidas e atualmente têm remunerações razoáveis.
A sociedade precisa escolher qual rumo seguir: desestimular investimentos em segurança pública, como feito no passado com a educação e a saúde públicas, ou lutar junto aos governantes por mais investimentos para garantir que a atividade não seja engolida pela iniciativa privada, tornando-se assim um direito de poucos, ou seja, dos que apenas podem pagar.
Particularmente, acho que nossa polícia deveria ganhar muito mais do que é pago para a polícia do Distrito Federal, porque a vida não tem preço!
O Estado deveria pagar muito bem para que sejamos protegidos (prevenção), para que crimes sejam esclarecidos (repressão) e para que os supostos autores dos fatos delituosos venham a ser julgados, pois do contrário estaríamos acenando para o desfecho dado no passado para a educação e para a saúde.
Não somos contra a iniciativa privada, mas existem áreas em que se deve assegurar a plenitude do interesse público, como seja a da Segurança Pública.
Nunca devemos perder de vista que um verdadeiro Estado Democrático de Direito não se faz garantindo apenas o mínimo existencial. É preciso a busca pelo máximo!
Boa luta à polícia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Franssinete, é muito provável que a Governadora Ana Júlia tenha problemas com o FBI e a CIA em seu desembarque nos EUA no final do mês, pois acredite, o responsável pela segurança da mesma na viagem será o Tenente Coronel DILSON BARBOSA SOARES JÚNIOR, atual subchefe da casa militar e que foi preso no ano de 2000 durante a CPI do Narcotáfico da Câmara Federal.
QUE ASSESSORIA DE PESO EM...