terça-feira, 8 de setembro de 2009

Desfile atrai 20 mil

No AMAZÔNIA:

Mais de 20 mil pessoas acompanharam ontem de manhã o desfile do feriado de 7 de setembro, na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira. Para comemorar os 187 anos de independência do Brasil, cerca de 600 militares participaram da parada. O desfile, que durou pouco mais de uma hora e meia, foi marcado por muita animação e criatividade. A programação foi organizada pela Marinha do Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e contou com a presença de autoridades civis e militares.
A banda do colégio Paes de Carvalho agitou a arquibancada da Aldeia Amazônica. Com coreografias e músicas populares, os integrantes do grupo conseguiram prender a atenção de quem saiu de casa para prestigiar o desfile. Além deles, participaram do evento cívico-militar a Marinha, Exército, Aeronáutica, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e representantes de escolas das redes públicas estadual e municipal, de projetos e programas sociais e de associações e entidades organizadas.
Participantes de projetos da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc) também estiveram na parada. O ponto alto do evento foi uma simulação de tiros, com fogos de artifício, do Comando de Operações Especiais (COE). Muitas crianças também participaram do desfile e demonstraram que o amor à pátria vem desde cedo.
Mais de 330 homens da Guarda Municipal marcaram presença com o hino da independência, logo no final da apresentação. O encerramento ficou por conta da cavalaria do Exército, que deu um show à parte para os que prestigiaram o evento da arquibancada. De acordo com o major Rosinaldo Conceição, 300 homens da Polícia Militar garantiram a segurança do público, que correu tranquilamente durante toda a manhã de ontem.
Logo após o desfile, manifestantes do Grito dos Excluídos adentraram a Aldeia Cabana em protesto ao presidente do Senado, José Sarney. Eles querem a saída do político do poder.
Por causa do desfile, a avenida Pedro Miranda ficou completamente interditada pela a manhã. O tráfego de veículos só foi liberado após o término do evento. A avenida Doutor Freitas, entre passagem Quarubas e avenida Marquês de Herval; travessa Alferes Costa, entre Marquês de Herval e rua Antônio Everdosa; travessa Enéas Pinheiro, entre Marquês e Antônio Everdosa; travessa Lomas Valentinas, entre Marquês de Herval e Antônio Everdosa; e travessa Mauriti, entre Marquês e Antônio Everdosa também tiveram o tráfego de veículos interrompido.

Nenhum comentário: