sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Denúncia contra auditora

No AMAZÔNIA:

O médico cirurgião Antonio Carlos Pacheco e a família da dona de casa Maria da Conceição Alzier Rodrigues, 36, acusam de irresponsabilidade e negligência uma médica da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) que faz as auditorias para autorizar cirurgias e procedimentos de urgência e emergência no Hospital Santa Clara para os quais o hospital está credenciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo eles, a paciente chegou ao hospital ontem à tarde, por volta de 13 horas, em estado grave, com inflamação aguda de vesícula biliar, mas a médica auditora da Sesma se recusou, por telefone, a autorizar a cirurgia de emergência. Segundo a família, ela prometeu várias vezes que iria ao hospital, mas no final da tarde disse que não iria mais lá avaliar a paciente e os exames que ela fez, depois de ser examinada na Unidade Básica de Saúde da Sacramenta e encaminhada ao hospital na avenida 25 de Setembro, no bairro do Marco.
'Isso é um absurdo que vem acontecendo sistematicamente, a auditora que deveria vir e estar no hospital, nem apareceu hoje (ontem) aqui, isso acontece sistematicamente e a gente opera mas não recebe o pagamento da Sesma porque ela alega que não autorizou, mas como pode autorizar se ela nem vem aqui? Mas eu vou operar, não vou deixar uma paciente com risco de morte sem o atendimento que ela precisa por causa da falta de um carimbo da Sesma, mas vou denunciar', declarou indignado o cirurgião.
Todos os familiares de Maria Conceição estavam indignados na porta do hospital com o descaso da médica auditora. O marido da paciente, Silas Navarro Cardoso, 45, contou que ela passou todo o dia de ontem e a manhã de hoje na unidade de saúde e chegou ao hospital quase sem caminhar e gritando de dor. 'A médica auditora parece que não se importa com a saúde e nem com o juramento que fez quando se formou, ele disse que vinha várias vezes e depois negou a autorização, minha mulher poderia ter morrido, como é que colocam uma profissional dessa para autorizar cirurgia de urgência na Sesma?', denunciou indignado. Maria da Conceição foi operada mesmo sem autorizaçao da Sesma.

Um comentário:

D. Jorda disse...

Me corrijam se estiver errado, mas o sistema público de saúde não está tudo a mil maravilha? Acabou até em pizza a tão discutida judicialmente CPI da CMB!