terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cruz vermelha busca apoio

No AMAZÔNIA:

A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) no Estado do Pará procura novos voluntários para o Círio 2009. Os selecionados irão atuar no atendimento de primeiros-socorros aos romeiros que vão participar das onze romarias oficiais. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de outubro na sede da CVB em Belém.
Por enquanto, a coordenação da Cruz Vermelha tem cadastrados pouco mais de 6.500 pessoas, mas a expectativa é chegar a 12 mil até o Círio.
'Há 28 anos a Cruz Vermelha trabalha em uma ação integrada com parceiros como o Corpo de Bombeiros, os governos estadual e municipal para prestar atendimento no Círio. A participação de voluntários é fundamental para o atendimento das pessoas que passam mal durante as romarias. Por isso, quanto mais pessoas para ajudar melhor', afirmou o gestor do departamento de socorros e desastres da Cruz Vermelha, Carlos Silva.
Ele explica que todas as pessoas que atuam como voluntárias no Círio precisam passar primeiro por um treinamento sobre primeiros socorros. A preparação nas 22 instituições que já são tradicionalmente parceiras começa na próxima semana. Já para os treinamentos feitos na sede da Cruz Vermelha se encerram no dia 27 deste mês. 'Quem não está ligado a nenhuma das instituições parceiras, mas que tem vontade de se dedicar como voluntário no Círio, estamos fazendo treinamentos aos finais de semana até o dia 27 de setembro, depois disso, estaremos cadastrando aquelas pessoas que já trabalharam no Círio antes', afirmou Silva.
Para se inscrever, basta procurar a sede da entidade localizada à travessa Barão do Triunfo, passagem Nossa Senhora das Graças nº 58, no bairro do Marco, portando originais e cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3x4. Menores de 18 anos de idade devem levar também uma declaração dos pais autorizando a participação no evento.
No ano passado 11.195 pessoas trabalharam voluntariamente no Círio. Distribuídos em 17 postos de atendimentos no decorrer do percurso, eles foram responsáveis pelo atendimento de 2.446 ocorrências. A maior parte delas decorrentes de desmaios, desidratação, dor de cabeça, mal estar, insolação ou dores musculares.

Nenhum comentário: