quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Comércio do Círio aquecido

No AMAZÔNIA:

Com a proximidade do Círio de Nazaré, em Belém, não faltam no comércio produtos relacionados à festa. A data aquece não só as vendas nas grandes lojas, mas também entre os vendedores ambulantes. Muitas mercadorias são confeccionadas pelos próprios comerciantes. É o caso das fitas e camisas que são vendidas na área do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN).
Pedro Trindade, no ramo há mais de 30 anos, trabalha com a família. Ele e a esposa vendem, entre outras coisas, camisas e fitas produzidas em casa, com o auxilio dos filhos, irmãos, cunhados e outros parentes. O casal utiliza serigrafia para estampar as camisas e gravar nas fitas a frase 'Lembrança do Círio de Nazaré', o restante da família corta as fitas, com o cuidado de manter sempre o mesmo tamanho. A 'empresa' familiar recebe encomendas nesta época do ano. Trindade e a mulher estão produzindo 90 mil fitas para uma grande empresa de Belém, que deve distribuir a lembrancinha entre seus clientes.
Outro comerciante do CAN, Vítor Sousa, começa a trabalhar com quase dois meses de antecedência na produção das camisas do Círio de Nazaré. Além de turistas, ele atende os romeiros que acompanham a procissão vestidos a caráter. 'Muita gente está vindo aqui comprar camisa para usar no dia do Círio. A maioria compra mais de uma e muitos compram para dar de presente', informou ele, que espera vender cerca de duas mil camisas até o segundo domingo de outubro. O comerciante procura na internet as imagens que serão passadas para as camisas. Algumas ganham pintura, bordado e aplicação com miçangas, trabalho da esposa, Heloísa. O acabamento torna as peças mais caras, mas, segundo o vendedor, são as preferidas da clientela.
Muitas das camisas que abastecem o comércio de vendedores ambulantes, no entanto, saem de lojas no centro comercial de Belém. Francisca Souza e o marido, Haroldo, são proprietários de uma dessas lojas. Os dois trazem de São Paulo a mercadoria que abastece não só o comércio deles, mas também muitas barracas espalhadas pela cidade. 'As camisas já vêm prontas. A gente faz a encomenda direto na fábrica e eles mandam pra cá', disse Francisca, que não soube informar se a fábrica paulista abastece também outros centros com material do Círio de Nazaré. Em outra loja, a proprietária mantém sua própria produção de artigos relacionados à festa. Além de fitas e camisas, são produzidas réplicas do manto e da berlinda da Santa. Outros itens confeccionados por lá são roupa e asa de anjos, usadas por crianças para pagar promessa.

Nenhum comentário: