Faltam dois dias para começar a greve dos bancários, marcada para esta quinta.
Tem assembléia programada para esta quarta à noite, no sindicato.
Se não houver nova proposta com aumento real e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) maior, os bancos não dão outra saída para os trabalhadores, que não a greve.
Na rodada de negociação do dia 17 passada, os representantes da Federação dos Bancos (Fenaban) apresentaram uma proposta de 4,5% de reajuste para o salário e demais verbas (como auxílio-creche e tíquetes), valor que só repõe a inflação. Também entregaram uma nova formulação para a PLR em que todos perdem, menos, claro, os próprios banqueiros.
Pela proposta, os banqueiros querem pagar 1,5 salário a todos os trabalhadores, limitado a R$ 10 mil e a 4% do lucro líquido do banco, mais valor adicional de 1,5% do lucro líquido, com teto de R$ 1.500. A Fenaban nada falou sobre antecipação.
O Sindicato dos Bancários está transmitindo a seus filiados a seguinte orientação para a greve:
1. Estimule a disposição dos colegas, conversando sobre a campanha nacional e a importância de fortalecer a luta.
2. Vá às reuniões convocadas pelo Sindicato. Tem assembleia nesta quarta, dia 23, a partir das 7 da noite. Vá lá! Assembleias e reuniões são importantes para debater e fortalecer a estratégia de mobilização para pressionar os banqueiros.
3. Nas paralisações e manifestações, reúna os colegas, avise Aeba (Associação dos Empregados do Banco da Amazônia), Sindicato, Contraf, FETEC, delegado sindical, representante da AEBA. Só não fique é calado! Com o auxílio das entidades, faça o debate com funcionários de agências e concentrações para que façam a adesão à mobilização.
4. Desligue ou “perca” seu celular.
5. Afaste-se da polícia.
6. Com orientação do Sindicato, AEBA, Contraf e FETEC, você e outros bancários podem ajudar a viabilizar protestos em outros locais além do seu.
7. Caso seja convocado a participar de contingência, denuncie:
8118.1815 + 8821.6998 + 88321354. Ligue também 3242.1766 e pro Sindicato.Cuidado com e-mails, jornais e comunicados que não sejam do Sindicato. A informação segura está no site da AEBA, Sindicato, Contraf e FETEC-Centro Norte. Ou pelo e-mail da Articulação Bancária!
Nenhum comentário:
Postar um comentário