segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Assaltantes fazem 42 reféns em ônibus

No AMAZÔNIA:

Quarenta e dois passageiros ficaram, durante aproximadamente duas horas, como reféns de assaltantes, na noite de sábado, no município de Ananindeua. Eram dois adultos e duas adolescentes, armados com um revólver. Eles se entregaram depois de negociar com a Polícia Militar. Diego Manaia Ferreira, o que tinha o revólver, Rodrigo Cesar do Vale Tomasso, e as duas adolescentes, de 15 e 14 anos, foram encaminhados para a Seccional Urbana de Ananindeua.
Os quatro embarcaram no ônibus, que faz a linha Belém-Mosqueiro, em frente à empresa Transbrasiliana, na rodovia BR-316. Próximo ao Viaduto que dá acesso à Cidade Nova, anunciaram o roubo. E pediram para o motorista ir mais adiante, pegar o retorno e voltar pela rodovia, mas, desta vez, em direção a Belém. Um mototaxista percebeu a ação e acionou os policiais militares. O capitão Cleber Barbas informou que estava de plantão no 2º Batalhão Polícia Militar, que fica na rua Gaspar Viana, no centro comercial.
Mas que, naquele momento, encontrava-se em Ananindeua, realizando serviços administrativos. Por volta das 22 horas, ele contou que retornava para Belém quando contou ter sido abordado por um mototaxista. Este disse que ter percebido que havia um assalto em andamento, pois contou que viu um homem armado dentro do ônibus. O capitão, o sargento Cordovil e o soldado Leonardo identificaram o ônibus e mandaram o motorista parar o veículo. Nesse momento, o motorista e o cobrador saíram correndo de dentro do carro.
Os bandidos, então, fizeram os passageiros reféns. O capitão Barbas contou que, durante a negociação, os assaltantes exigiram coletes à prova de bala e as presenças da imprensa e de seus familiares. Também pediram alimentos. E, à medida que tinham suas reivindicações atendidas, iam liberando os passageiros, religiosos que iam participar de uma vígilia. A negociação começou às 22 horas e terminou às 23h40. Em depoimento ao delegado Marcílio Diniz e à escrivã Clementina Araújo Jardim, Diego, de 18 anos, disse que Rodrigo, o 'Tripa', 22, o convidou para assaltar um ônibus. Ele afirmou que, por estar 'passando necessidade', aceitou. Os dois se reuniram, então, com as duas adolescentes e foram para a BR-316, para escolher o ônibus que seria atacado.
Diego disse que eles embarcaram naquele ônibus e que, próximo ao Viaduto, anunciaram o roubo, rendendo motorista, cobrador e passageiros. O acusado, que portava um revólver calibre 38, contou que eles mandaram o motorista fazer o retorno pela BR-316, seguindo em direção a Belém, e que, nesse momento, chegou a Polícia Militar. Diego disse que ficou 'desesperado', já que portava o revólver, de calibre 38. E, por esse motivo, decidiu fazer reféns os passageiros. O rapaz afirmou que, durante a negociação, foi liberando, aos poucos, os reféns. E reafirmou que praticou o crime por estar 'desesperado', sem detalhar o motivo pelo qual está desesperado.
Adolescentes - Na Seccional de Ananindeua, as duas adolescentes também confessaram sua participação no crime. Aliás, afirmaram que essa é a segunda vez que assaltam ônibus. O curioso é que elas comentavam o assunto como se não estivessem falando de roubo, que terminou com a tomada de reféns e resultou na apreensão de ambas. Ou seja, era como se fosse algo banal, simples, sem gravidade. Às vezes, até sorriam ao falar sobre o assalto. Os adultos foram autuados, em flagrante, por roubo qualificado. E vão continuar presos, à disposição da Justiça. As adolescentes - a de 14 anos informou estar grávida - iam ser encaminhadas, ainda na manhã de ontem, à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data).

Um comentário:

Anônimo disse...

E onde estão os pais ou responsáveis das duas "tolinhas adolescentes" que tem como hobby assaltar onibus?
Nada sabem nem querem saber do que as suas "criancinhas inocentes" andam aprontando?
E uma delas, sem saber de nada, já está grávida!
Será que a dona justiça não poderia responsabilizar esses (ir)responsáveis pais?
Tá tudo dominado, isso sim...