domingo, 8 de março de 2009

Trinta piratas atacam barco perto de Cotijuba

No AMAZÔNIA:

Pelo menos 30 assaltantes, entre eles adolescentes e algumas mulheres, participaram de um ousado roubo contra o ferry boat Pantoja VI, de transporte de carga e passageiros, que saiu de Belém na noite de sexta-feira com destino ao município de Almeirim.
As primeiras lanchas com os 'ratos d’água' atracaram na embarcação no final da noite, próximo à ilha de Cotijuba. Os 35 passageiros e sete tripulantes viveram momentos de terror e ficaram nas mãos dos bandidos até às 5 horas de ontem. Quase toda a carga e os bens de passageiros e tripulantes foram roubados. Muitos ficaram apenas com a roupa do corpo.
O caso foi registrado na tarde de ontem na Delegacia Fluvial da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).
Segundo o relato dos tripulantes, cinco dos assaltantes se fizeram passar por passageiros, entre eles duas mulheres. Esse grupo teria iniciado o assalto junto com outra parte do bando que chegou de lancha, quando o ferry boat estava próximo a Cotijuba.
Armados de pistolas, revólveres e até espingardas, os bandidos renderem os tripulantes e os obrigaram a mudar a direção da viagem. A embarcação foi conduzida até a 'Boca do Arari', um braço de rio que fica entre os municípios de Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari, na ilha do Marajó. Outras embarcações atracaram, subindo para cerca de 30 o número de assaltantes.
Além do 35 passageiros, o barco levava uma carga que era composta basicamente por gêneros alimentícios.
Um dos tripulantes disse à equipe da Delegacia Fluvial que os bandidos ficavam perguntando onde estão as 'televisões', como se houvesse eletrodomésticos entre a carga. Essa informação despertou na polícia a suspeita de que, na verdade, o alvo do bando seria outra embarcação, que transportava esse tipo de material.
Sem os eletrodomésticos, os bandidos passaram a saquear tudo o que viram pela frente, das bagagens dos passageiros aos pertences da tripulação. Todo material roubado foi colocado em lanchas e outros barcos dos assaltantes.
A violência dos bandidos despertou a atenção da polícia. Pelo menos cinco entre os assaltantes eram adolescentes e aparentavam ter entre 12 e 13 anos. Os garotos estavam armados de pistolas e eram os mais violentos no bando. Três tripulantes foram agredidos a socos e humilhados. Eles foram obrigados a deitar no chão e usados como 'tapetes' pelos bandidos. 'Eles pisavam em nossas costas', relatou uma das vítimas.
Somente quando estava amanhecendo, por volta das 5 horas, que a tortura acabou e os bandidos deixaram a embarcação, levando tudo o que podiam carregar. Ainda não havia a estimativa de quanto em carga e bens de passageiros foram roubados.
Marinha - O Comando do 4º Distrito Naval informou, por meio de nota, que, embora o combate às ações dos 'ratos d’água' na Amazônia não seja de competência da Marinha do Brasil, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) recebeu, na manhã de ontem, denúncia de roubo armado nas águas de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval. A Capitania então enviou a lancha 'Suçuarana' para o local onde se encontrava o 'ferry boat', a fim de prover a escolta de regresso à Belém da embarcação, além de prestar apoio aos passageiros e tripulantes. A Marinha do Brasil reiterou estará sempre apoiando as necessidades daqueles que utilizam os rios da região, dentro dos limites impostos pela lei.

Nenhum comentário: