quinta-feira, 26 de março de 2009

Terror em operação da Prefeitura de Belém

No AMAZÔNIA:

Muito tumulto marcou a ação da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) de retirada de barracas construídas nas calçadas da rua Oito de Maio, onde funciona a feira de Icoaraci. Homens da Guarda Municipal, Polícia Militar e Bombeiros estiveram no local para dar apoio à operação 'Ordem Pública', da PMB, que terminou em confusão devido à desorganização.
As ruas foram fechadas por barricadas, abrindo um confronto entre feirantes e guardas municipais. Bombas de efeito moral e sprays de pimenta foram usados durante a confusão que se instalou naquela via e arredores.
Com o uso de uma pá mecânica, os servidores da Seurb conseguiram destruir duas barracas. Em reação , os feirantes construíram uma barricada com caixotes de madeira, pneus e pedaços de madeira e atearam fogo. A partir daí instalou-se um grande tumulto no local. O clima ficou bastante tenso e a única equipe da Ronda Tático Metropolitana (Rotam) que estava no local, pediu reforço. Por volta das 16 horas, outras três viaturas chegaram ao local, junto com uma viatura de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros. A feirante Lidiane Castro, que integra a diretoria da União dos Feirantes de Icoaraci, estava muito nervosa e revoltada com a ação promovida pela prefeitura. O presidente da União dos Feirantes de Icoaraci, Eduardo Santos, chamou de 'arbitrária' a operação realizada ontem.
De acordo com ele, a entidade estava negociando com a prefeitura a reordenação da feira, porém de forma dialogada e organizada, mas de nada adiantou. Ontem, por volta das 16h30, houve novo confronto entre feirantes e guardas municipais e PMs. Pedaços de pau e frutas foram arremessadas pelos feirantes contra os policiais e guardas. A PM reagiu jogando bombas de efeito moral e spray de pimenta para conter a multidão.
Uma mulher que passava com uma criança de 3 anos de idade no colo foi surpreendida com o spray de pimenta em sua direção. Ela foi orientada a levar a criança para casa e ligar um ventilador em cima dele, já que o menino estava com dificuldades de respirar.
Equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Guarda Municipal (Gbel) se retiraram do local sem conseguir derrubar as barracas iregulares. Segundo a assessoria de imprensa da Seurb, a secretaria emitirá, hoje, uma nova notificação para ser entregue aos feirantes, dando um prazo de dez dias para que eles regularizem a situação na feira. Após o prazo, caso os feirantes não se regularizem, a PMB retornará ao local novamente.

Nenhum comentário: