quinta-feira, 19 de março de 2009

Preso bando que usava dinamite em assaltos

No AMAZÔNIA:

A Polícia Civil do Pará apresentou ontem, em Belém, o resultado de trinta dias de investigação de duas superintendências regionais do interior do Estado: a prisão de dezesseis integrantes de uma quadrilha que praticava assaltos em bancos, agências dos correios e fazendas, impondo o terror e medo aos moradores das cidades do interior, explodindo cofres com dinamite, rendendo destacamentos inteiros da Polícia Militar e usando a comunidade como escudo durante os assaltos. A quadrilha foi apresentada no auditório da Delegacia Geral, em Belém, junto com armas, munição e celulares apreendidos durante a operação batizada de 'Reação Integrada', desencadeada pelas Superintendências da Polícia Civil em Capanema e Paragominas.
De acordo com o delegado Miguel Cunha, da Diretoria de Polícia do Interior, o bando articulou mais de vinte ações entre outubro do ano passado e fevereiro deste ano. Roubos a bancos, agências dos correios, saques a supermercados e comércios, assaltos em sedes de fazendas e roubo e desvio de cargas estavam entre as especialidades do grupo, que concentrava as ações aos municípios de Paragominas e Capanema, nordeste do Estado.
Parte das ações criminosas foram registradas em vídeo por câmeras de segurança e cinegrafistas amadores. As imagens, disponibilizadas pela Polícia Civil, mostram a quadrilha em ação, invadindo e saqueando estabelecimentos comerciais e obrigando moradores a servir como escudo humano. De acordo superintendente da Polícia Civil em Paragominas, Rilmar Firmino, o bando atuava inicialmente de forma independente nas duas cidades e uniu forças nos meses finais de 2008, quando os assaltos se tornaram mais violentos e audaciosos. O responsável pela articulação das duas quadrilhas, segundo a polícia, era Evandro Gomes de Souza, de 26 anos, um dos presos apresentados ontem.
'Eles escolhiam as cidades menores onde o efetivo policial é pequeno. Em alguns casos chegaram a render o destacamento da Polícia Militar e saquear vários estabelecimentos comerciais simultaneamente', explicou o delegado. Rilmar Firmino apresentou imagens de um assalto a um terminal bancário dentro de uma agência dos correios em Garrafão do Norte. No vídeo, seis integrantes da quadrilha, armados com escopetas e com coletes a prova de balas destroem as portas de vidro da agência e do detector de metais para entrar e render clientes e funcionários do estabelecimento. As cenas mostram os bandidos agindo com violência e disparando contra a população, que acompanhava o assalto do lado de fora da agência.
Em outro registro, que serviu para a identificação de mais integrantes da quadrilha e foi apresentado ontem, sete bandidos invadem uma farmácia em Aurora do Pará para saquear um terminal de pagamento do programa Bolsa Família, do governo federal. As imagens ajudaram o Núcleo de Inteligência da Policia (NIP) a mapear a atuação de cada um dos integrantes do bando. Enquanto a polícia ainda investigava as ramificações do grupo, os mandados de prisão preventiva eram expedidos pela Justiça. Paralelamente, a ação e a localização de cada um dos integrantes era monitorada por agentes. 'A prisão deste grupo é resultado de um trabalho de inteligência da Polícia Civil', destacou Raimundo Benassuly. O delegado geral apontou ainda o prazo de dez dias para o encerramento do inquérito com as oitivas (depoimentos) de todos os presos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este profissionais deveriam estar a solta para mostrarem seus conhecimentos na Camara Municipal de Belém. Seria uma festa só. Tudo pelos ares.