quarta-feira, 18 de março de 2009

O caso do Pará

No Blog do Nassif, sob o título acima, em postagem de André Araújo:

A bem da justiça na avaliação, será preciso incluir na conta dos desastres administrativos a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, uma catástrofe ambulante desde o primeiro dia de governo, com suas manicures e ex-namorados a tiracolo. Um Estado afundado no lodaçal da má gestão, com os piores índices de mortes em maternidades do planeta, educação, saúde, polícia, tudo um lixo e no capitulo ecologia é uma hecatombe, com o Estado devastado por madeireiras e carvoeiras, sem reação de um Governo que não existe, sob forte influência desse varão de Plutarco, Jader Barbalho, do PMDB aliado.. Se é para construir um merecido dossiê Yeda, coloque-se no outro prato da balança um dossiê Ana Júlia, elas se merecem.
A ideia de balancear o blog com pontos de vista antagônicos é da própria essência do debate. Caso contrário, vamos ter aqui uma torcida, manada ou seita que olha para um só lado.
Sou insuspeito com relação a governos tucanos, escrevi vários livros de crítica frontal à política econômica do PSDB. Por outro lado, tenho sólidas amizades no PT. Há governos estaduais ruins de todos os partidos. Não é porque o Governo Crusius é ruim que todos os governos do PT são bons. Os dois podem ser igualmente ruins.
Na Santa Casa de Belém, no mês de junho de 2008, em 9 dias morreram 28 bebês na maternidade. Toda a diretoria da Santa Casa se demitiu. O MP investigou as razões.
As gestantes não eram só de Belém, vinham também do interior e se internavam na Santa Casa por absoluta falta de alternativa. Não havia atendimento médico, maternidades, clinicas, sobrava só a Santa Casa da capital, que superlotou e entrou em colapso. Onde estava o Governo do Estado diante dessa catástrofe de saúde pública? Em lugar nenhum.
Por essas razões, a avaliação do Governo Ana Júlia no mesmo mês, pesquisa Vox Populi, ouvidas 700 pessoas, deu 17% positiva, 41% regular e 41%negativa (ver em http://www.midiaindependente.org). Enquanto isso, o mesmo Governo nomeia 1.300 assessores de confiança, com salarios de R$2.500 a 4.000. (Ver Decreto no D.O. do Estado de 14/7/2008, sobre as mais recentes).
A matéria do MidiaIndependente, escrita por Lúcio Flávio Pinto tem o título “Contagem Regressiva da Governadora Ana Júlia Carepa” e subtítulo” Ana Júlia Carepa é apontada como a pior governadora do País”, a matéria é de 14/7/2008. A questão do Pará prescinde de provas documentais. É de conhecimento geral para quem conhece o Estado.
Mas reconheço que tem quem goste dessa bagunça, afinal 170 fazendas, invadidas e ocupadas pelo MST, com ordem judicial não cumprida de reintegração, é uma festa para quem curte o caos. Quanto ao Governo Yeda, nada a falar em seu favor.
Concordo com o post, é daí para pior. Esse presente para o Rio Grande fica a débito do presidente Itamar Franco, que alçou a então obscura Deputada Yeda Crusius ao Ministério do Planejamento, certamente impressionado com sua beleza, já que com a competência não poderia ser. Foi esse alto cargo que engrossou o currículo da atual governadora, dando-lhe um nome nacional.
Consta e saiu em muitos blogs na época da eleição de 2006 que o presidente Lula comentou em seu círculo íntimo que previa e lamentava o fracasso em dois governos estaduais chefiados por mulheres, Rio Grande do Sul e Pará certamente pela apurada intuição e conhecimento das personagens.
Quem quiser curtir o Google, existem 241,000 inserções sobre a governadora do Pará, é um divertido jogo pescar algo de positivo nesse mar de informações.

4 comentários:

luluquefala disse...

Égua meu !

Anônimo disse...

Que sorte a nossa, as noticias sobre a nossa terra é sempre assim, é uma vergonha atraz da outra, é só desgraça que noticiam e olhe que com excessão da pequena imprensa toda ela é chapa branca. Imaginem se não fosse isto, como seria? Talvez as sedes dos jornais e televisões seriam aqui e com estes desgovernos do Estado e Municipio todo dia teriam noticias.

làm duoc digamet disse...

O povo paraense é sortudo. As agruras do dia a dia o faz cada vez mais resistente e preparado para a vida.

"o que não me mata, me fortalece" (Nietzsche).

Walber Wolgrand.
Major PM e Professor de filosofia do IFPa

Anônimo disse...

Ana reaja, largue as pessoas do PT do mensalão que lhe cercam, coloque os incopetentes para fora e nomei pessoas competentes que queiram trabalhar, isto melhoraria sensivelmente o seu governo. Mas não se esqueça: Começe a trabalhar.