segunda-feira, 16 de março de 2009

Contratação de temporários pela Seduc é contestada

No AMAZÔNIA:

Concursados da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que lutam para serem empossados denunciam que a Seduc contratou centenas de temporários de forma irregular neste mês de março. Os concursados destacam que as últimas contratações sem concurso foram publicadas no Diário Oficial do Estado no último dia 10 e que para contratar os novos temporários a Secretaria usou a justificativa de que os contratos temporários devem durar até a nomeação dos concursados ou, ainda, que não há concursados para as funções.
No entanto, segundo os denunciantes, há concursados para as vagas preenchidas por temporários e os novos contratados sem concurso pela Seduc vão ficar no cargo até 4 de setembro, o que é considerado por eles como ilegal, pois desrespeitaria a legislação e o acordo feito entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o governo do Estado para o distrato de todos os temporários da Seduc até abril deste ano. As denúncias serão entregues amanhã, 17, ao Ministério Público Estadual (MPE), e na quarta feira, 18, ao procurador José Monteiro Filho, do Ministério Público do Trabalho (MPT).
O MPE já pediu esclarecimentos à Seduc sobre os mais de seis mil temporários contratados pela Secretaria, mesmo havendo concurso homologado e com cerca de 20 mil aprovados, sendo que destes aprovados ainda restam aproximadamente sete mil para serem empossados.
Os concursados não aceitam a justificativa da Seduc de que não há oferta de pessoal. 'Está havendo contratação de temporários enquanto existem concursados aguardando nomeação. Tem contratação que vai até o dia 4 de setembro com a justificativa do início das aulas, como é que pode?', questionou Euller Queiroz, aprovado para o cargo de economista, em Belém, no concurso C 126 da secretaria. 'Tem alguma coisa muito errada, estamos sendo desrespeitados', completou Márcio Santos, aprovado no concurso C 130 da Seduc para o cargo de assistente administrativo, em Belém.
Os aprovados nos concursos da Seduc argumentam que só querem ter seus direitos respeitados e acreditam que o ideal é que sejam nomeados pelo menos 45 dias antes dos distratos dos temporários, para não provocar prejuízo aos serviços prestados à população. Eles contam que, em reunião com representantes da Seduc, a secretaria prometeu empossar até fevereiro deste ano todos os concursados, prazo que não foi cumprido. Eles disseram ainda que a Secretaria fez algumas nomeações, mas manteve a contratação de temporários, como publicado no Diário Oficial da semana passada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Depois do Kitsescola, não será novidade as asneiras praticadas pela Sra. GALLO. Se tivessemos um Ministério Publico descompromissado e atuante as coisas seriam outras. É esperar para ver o acontesse.

Anônimo disse...

Vão ver que estão contratando as pessoas que servirão de bode expiatório do KitGALLO.

Ronaldo Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.