segunda-feira, 16 de março de 2009

Ambulantes reagem contra ação da Secon: três presos.

No AMAZÔNIA:

Ambulantes entraram em confronto com guardas municipais e funcionários da Secretaria Municipal de Economia no sábado à tarde no centro comercial de Belém. Três pessoas foram presas. De acordo com a diretora de Departamento de Vias Públicas da Secon, Celina Brito, por volta das 18h30 uma equipe de fiscalização da secretaria esteve na avenida Presidente Vargas para impedir a presença de vendedores ambulantes nas calçadas, a partir de denúncias feitas à secretaria sobre montagem de barracas na área nos finais de semana. Este foi segundo caso de tumulto em mais uma tentativa de desocupar a avenida principal do centro da cidade neste mês, conforme revelou Celina Brito.
Os funcionários da Secon flagraram um ambulante comercializando em uma banca vários CDs e DVDs piratas no cruzamento da avenida com a rua Santo Antônio. Foram recolhidos 980 CDs e DVDs piratas. A guarda municipal Helena se machucou em uma das mãos machucada e uma viatura da GMB foi avariada. Célia Brito teve de chamar reforço policial da 6ª Zona de Policiamento. 'Quando os guardas tentaram apanhar o tabuleiro com os CDs e DVDs piratas, apareceram dez ambulantes e começaram a jogar coco seco, pedras e pedaços de pau', disse.
Com a chegada do reforço, foram detidos o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores do Mercado Informal de Belém, Raimundo Ramalho; Djalma Lúcio Maciel de Castro e Manoel Benedito da Silva, sob as acusações de danos ao patrimônio, desacato a autoridade e violação de direitos autorais, respectivamente. Eles foram conduzidos para a Seccional do Comércio para prestar depoimento. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Raimundo Raolim, manifestou-se contra a ação da Secon, que, segundo ele, agiu de forma violenta. A fiscalização da Secon contra a reocupação da Presidente Vargas vai prosseguir.

Nenhum comentário: