quinta-feira, 26 de março de 2009

Advogado recebe Medalha Chico Mendes de Resistência

O advogado e agente Comissão Pastoral da Terra (CPT) José Batista Afonso receberá no próximo dia 1º de abril – e não é mentira, não -, no Rio de Janeiro, a medalha Chico Mendes de Resistência.
José Batista é mineiro. Nasceu no Vale do Jequitinhonha em 28 de fevereiro de 1964. Veio para o Pará na década de 70, junto com sua família. Em Conceição do Araguaia, entrou para o seminário.
Fez todo o curso de Teologia no Ipar (Instituto de Pastoral da Arquidiocese) de Belém. Depois de ter atuado na região de Conceição, foi para Marabá como agente da CPT. Exerceu ainda o cargo de coordenador da CPT/Pará.
Atualmente, também participa da Rede Nacional de Advogados Populares (Renap).

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho louvável este reconhecimento, até porque este causídico sempre lutou contra os desmandos do latifundio na Comissão Pastoral da Terra, mas tudo tem um preço - o mesmo está respondendo a um crime na Justiça Federal que claramente possui um fundo de perseguição por sua atuação a favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.É um corajoso este Batista... Ele nada contra a maré, como muitos advogados e advogadas que ousam defender os direitos humanos nesta Terra sem Direitos. Parabéns ao Advogado e parabéns aos outros advogados que também lutam contra a maré como a Celina do CEDECA, Mary Cohen, da OAB, Marco Apolo, Leslie e Ana Cláudia da SDDH.