A Unama lançou hoje de manhã mais uma placa do projeto Belém da Memória. Desta vez, a homenageada será a loja de tecidos Paris N’América (ao lado, sua famosa e linda escada interna). O lançamento aconteceu em frente à loja, que fica na Rua Santo Antônio nº132, no bairro da Campina.
A homenagem à boutique Paris N’América é mais uma contribuição da Universidade para a preservação e valorização de uma das edificações mais importantes da história de Belém. Fundada em 1870, no auge da Belle Époque, a Paris N’América seguia os moldes das galerias européias. Era de lá que saíam os mais belos tecidos, importados de Paris, que vestiam a alta sociedade paraense.
Para ilustrar essa importante homenagem, a placa trará fragmentos do texto “Pour monsieurs et madames”, do escritor paraense e membro da Academia Paraense de Letras, Cândido Marinho da Rocha. No texto, o autor relata, em detalhes, uma das épocas de maior prosperidade econômica, que resultou na criação das arquiteturas mais luxuosas da cidade. Os tecidos de seda e os estilos arquitetônicos franceses, como o “Art Noveau”, deram a Belém o título de “Paris N’América”. Durante o lançamento, o Coro Cênico da Unama fará um recital com repertório criado especialmente para o evento.
De acordo com Jonise Nunes, responsável pelo projeto Belém da Memória, o texto foi escolhido por representar a realidade que Belém vivia nos anos da Belle Époque, principalmente a moda da alta sociedade, sempre inspiradas nas tendências européias. “O texto descreve, com precisão, a realidade daquela época. Ele explica como as moças se vestiam, como eram as sedas e os tecidos finos que chegavam a Belém”, explica.
Com mais esta homenagem, a Unama chega ao número de 42 áreas da cidade contempladas com placas do projeto e devidamente reconhecidas como símbolos do patrimônio histórico. Jonise conta que a escolha do local onde se vai instalar a placa é sempre um processo trabalhoso. “Nós analisamos o lugar e mapeamos os patrimônios históricos importantes para a cidade, pois a placa representa um marco para o cidadão paraense e para os turistas”, finaliza Jonise.
O lançamento da placa integra as comemorações de final de ano da Unama, que presenteia os paraenses com a programação cultural “Dezembro de Luz”, a ser realizada nos quatro campi da instituição, durante todo o mês de dezembro.
Sobre o projeto Belém da Memória
O Projeto Belém da Memória foi implantado no ano de 1999, pelo Núcleo Cultural – Casa da Memória da Universidade da Amazônia, sob a direção da saudosa professora Graça Landeira. Para celebrar o patrimônio cultural e arquitetônico da cidade, o projeto apropria-se das metáforas de alguns escritores brasileiros essenciais, que se debruçaram sobre a capital do Pará e fizeram dela sua musa inspiradora.
O Belém da Memória inspirou-se nos discursos de nossos escritores e fixou em vários pontos da cidade, placas padronizadas que reproduzem esses textos ilustrados por imagens de ícones do patrimônio arquitetônico da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário