quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Portal da Amazônia será fiscalizado por famílias e MP

No AMAZÔNIA:

O Ministério Público do Estado em conjunto com as famílias que foram remanejadas e as que ainda residem na área que abrange o projeto Portal da Amazônia, formarão um Comitê de Fiscalização da Obra, prevista para ser concluída em dezembro de 2010.
O projeto está sendo realizado pela Prefeitura de Belém e está incluindo nas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e que deverá beneficiar 1,6 mil famílias da orla do rio Guamá com obras de saneamento, novos imóveis, regularização fundiária, além de outros benefícios.
Ontem pela manhã, grande parte das famílias que serão atingidas pelas obras se reuniram com os promotores públicos da capital e de Icoaraci, secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Pimentel, secretária municipal de Habitação, Sueli Sawaki, além de técnicos do município, que expuseram como serão realizadas as obras dos três projetos que serão realizados na bacia do rio Guamá e outro do rio Paracuri, em Icoaraci. Também ficou definido na reunião que será formado ainda este ano o comitê gestor do projeto.
Os moradores procuraram o Ministério Público se queixando da falta de informação sobre as obras, processo de remanejamento e retorno aos imóveis. Durante a audiência, o secretário de Urbnanismo explicou que o governo federal disponibiliza 450 milhões para serem aplicados em remanejamento e regularização fundiária das famílias da área e do entorno do projeto.
Até agora, segundo Sérgio Pimentel, já foram remanejadas 100 famílias, que estão recebendo mensalmente R$ 450 para pagar aluguel de outra residência.

Nenhum comentário: