quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ana Júlia inscreve chapas na eleição do Sebrae

A eleição do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Pará, marcada para as 16h desta quinta-feira, em Belém, vai ser o marco em que uma longa tradição será quebrada: a participação escancarada do governo do Estado como chancelador de chapas que concorrem a um pleito no qual só concorriam, até então, chapas inscritas por entidades empresariais.
A falta de consenso em torno de uma chapa única é que levou à disputa marcada para hoje à tarde. A governadora Ana Júlia Carepa entrou mesmo na disputa. Depois da derrota na Assembléia Legislativa, quando se verificou a goleada do aliado Jader Barbalho, em dobradinha com o PSDB, Ana Júlia quer uma vitória. E entrou nesta eleição do Sebrae com o jeito maldisfarçado de quem sente tremores nas próprias narinas, ao sentir o faro do pleito de 2010.
O raciocínio da governadora é simples, banal, sem disfarces – como o foi na eleição para a Mesa da Assembléia Legislativa: é preciso neutralizar agora, desde logo, no nascedouro, a formação de focos de poder – segmentados amplamente em vários níveis sociais e empresariais – capazes de fortalecer a musculatura política de PMDB e PSDB.
E assim é que, na eleição de hoje, para renovar a direção do Sebrae-PA, Ana Júlia só pensa naquilo: nas urnas de 2010.

Os dois lados da disputa
Vão bater chapa, de um lado – o lado que Ana Júlia identifica tucano-peemedebista -, o empresário Carlos Xavier, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), que concorre à presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae, e o ex-governador Hildegardo Nunes, o atual superintendente, que concorre à reeleição encabeçando a chapa para a diretoria executiva. As duas chapas foram inscritas por entidades empresariais, de acordo com a longa tradição nas disputas no Sebrae.
De outro lado, estão as chapas apoiadas por Ana Júlia Carepa. E o apoio não está apenas só no verbo, não; não está apenas nas articulações de bastidores, não. Está expresso na inscrição das chapas. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) inscreveu a chapa que vai concorrer ao conselho deliberativo, encabeçada pelo empresário e atual vice-prefeito de Marabá, Ítalo Pojucan. E a Secretaria de Ciência de Tecnologia inscreveu a chapa que vai concorrer à diretoria executiva, encabeçada pelo ex-prefeito de Marabá, Tião Miranda.
A partida começou.
Resta saber quem ganha.

3 comentários:

Anônimo disse...

Luluquefala:
A nossa querida Ana Júlia Jafarabade Carepa, parece que está meio lelé da cuca. Só pode.
Depois de engolir um caroço de manga, dos grandes, que foi a eleição do Juvenil, agora quer se engasgar com um carocinho de ingá, que é essa eleição do SEBRAE, que de importante, mesmo, só... nada . Nadica de nada.

Anônimo disse...

E para variar Juvenil, aquele que jamais se pode confiar,corre nos bastidores para impedir que a chapa apoiada pela Ana Júlia ganhe. Conclusão: vai perder mais uma vez.

Anônimo disse...

E o Jatene, nessa história toda ?
Tá só esperando o resultado, pra dizer que operou nos bastidores.
É um artista, esse filho da ... terra castanhelense.